Material foi lançado hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher, e integra política da
Escola de
promover o respeito e a ética nas relações interpessoais.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP) lançou hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher, o vídeo “USP: Aqui Não”, produzido pela instituição, e que trata do tema “Abuso na Universidade”. Nele, alunas relatam casos de situações machistas, de assédio e violência sexual vivenciados por elas ou por colegas em salas de aula, festas e no cotidiano da USP.

No vídeo, há também depoimentos do diretor da Escola, professor José Roberto Castilho Piqueira, e da vice-diretoria, professora Liedi Legi Bariani Bernucci, que teve participação ativa no roteiro. Em seu depoimento, ela relata sua experiência como mulher na maior escola de Engenharia do País e a importância de lutar contra as desigualdades de gênero, que ainda persistem no ensino e no exercício da profissão de engenheiro. Há também depoimento da professora Eva Alterman Blay, coordenadora do programa USP Mulheres/ONU, projeto que combate a violência contra a mulher na Universidade.

A produção do vídeo foi uma iniciativa da Poli, em parceria com a USP Mulheres e as alunas. O vídeo está sendo divulgado pelo site e mídias sociais da Poli e foi exibido pela Diretoria da Escola na última segunda-feira (06/03) para os alunos ingressantes que participaram da aula inaugural de 2017.

Confira o vídeo no canal da Poli no Youtube.

*************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA