Campus no litoral se fortalece, com a realização de pesquisas envolvendo demandas da região e novo curso de Engenharia da Complexidade.

O cientista social Sergio Adorno irá ministrar amanhã, quinta-feira (09/03), às 10 horas, a aula magna para os calouros do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em Santos, litoral paulista. Adorno é professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, (FFLCH-USP), e uma das maiores referências no Brasil quando se trata de estudos sobre violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais.

“A Engenharia tem como finalidade principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas e auxiliar na solução dos problemas sociais. Ninguém melhor do que o professor Sergio Adorno para falar das questões sociais para nossos ingressantes”, destaca o diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira. A Poli disponibilizou para 2017 um total de 50 vagas no curso de Engenharia de Petróleo em Santos – seis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 44 pela Fuvest.

A cada ano as atividades da Escola em Santos se fortalecem. “O campus da Poli em Santos desenvolveu-se e está totalmente integrado à cidade, trabalhando no sentido de colaborar com a solução das questões municipais relevantes”, ressalta Piqueira. Algumas iniciativas exemplificam essa integração, como os estudos multidisciplinares com intuito de avaliar as possibilidades técnico-econômicas de ampliação sustentável das atividades do Porto de Santos e o projeto de pesquisa sobre os impactos da dragagem do Porto ao meio ambiente.

O campus da USP em Santos ganhará ainda mais destaque com a realização do curso de Engenharia da Complexidade, a ser realizado na cidade. Ele já foi aprovado no âmbito da Congregação da Poli e está tramitando nos órgãos da Reitoria que são responsáveis pela análise e aprovação de novos cursos na USP. Trata-se de uma iniciativa pioneira, em nível mundial, feita em conjunto com o Groupe des Écoles Centrales, da França.

Um breve currículo do professor Adorno – Graduado em Ciências Sociais pela USP, Sergio Franca Adorno de Abreu é doutor em Sociologia, também pela USP, e tem pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP), na França. Foi agraciado com a classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2008.

Ele é coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP e é responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, e Coordenador Científico do Projeto CEPID/FAPESP USP “Building Democracy Daily: Human Righs, Violence and Institutional Trust” (2013-2018).

Serviço:
Aula magna Santos com o professor Sergio Adorno.
Data e horário: 9 de março, 10h.
Local: Campus da USP em Santos.
Endereço: Praça Narciso de Andrade, S/N – Vila Matias. Santos.

*************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA