Evento contará com a participação de Steven N. Rader, gerente adjunto do Centro de Excelência em Inovação Colaborativa da NASA.

No âmbito da chamada inovação aberta, uma das estratégias que tem sido frequentemente utilizada é a do crowdsourcing, termo criado para designar um modelo de negócios baseado no trabalho colaborativo de pessoas ao redor do mundo, conectadas pela internet, com o objetivo comum de executar tarefas ou resolver desafios tecnológicos e de pesquisa. Esse assunto é tema do “I Seminário Crowdsourcing – Oportunidades e Desafios”, realizado pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O encontro acontece no dia 27 de abril, no campus da USP no Butantã, em São Paulo.

“Apesar do conceito de trabalho colaborativo não ser novo, ainda há muito para se discutir sobre a utilização desse método visando o desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologia”, explica o professor Edison Spina, docente do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (PCS) e coordenador do seminário, que conta, ainda, com o apoio operacional do pesquisador do CEST Eduardo Bertassi.

Um dos destaques do evento será a palestra de Steven N. Rader, gerente adjunto do Centro de Excelência em Inovação Colaborativa (CoECI) da National Aeronautics and Space Administration (NASA), que falará sobre a experiência da agência em crowdsourcing. Também se apresentarão no evento Marina Miranda, diretora-geral da empresa Mutopo Brasil e sócia-fundadora da empresa Crowd Envisioning; Daniel Souza, sócio-fundador e diretor de tecnologia da empresa Broota; e Robert Pereira, sócio-fundador das empresas Base2 e Crowdtask. Thomas Eckschmidt, sócio-fundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, será o moderador.

A participação no seminário é gratuita e aberta ao público em geral, mas requer inscrição prévia por meio do site do evento. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo IPTV-USP, e poderão ser acessadas no dia por meio deste link. Para conferir a programação do evento, clique aqui.

Quem são os palestrantes – Marina Miranda é graduada em Comunicação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com especialização em Imagem e Som, e em Economia pela USP. Possui larga experiência em projetos de crowdsourcing. Ela apresentará um panorama sobre a utilização dessa estratégia pelas empresas, casos de sucesso, oportunidades e principais dificuldades enfrentadas na adoção dessa estratégia.

Daniel Souza possui graduação em Engenharia da Computação pela Poli e é cofundador e diretor de tecnologia da Broota Brasil, empresa que possui uma plataforma virtual a qual permite o contato direto entre empreendedores. Daniel explicará o conceito de equity crowdfunding e falará também sobre o potencial dessa modalidade no Brasil, entre outros assuntos.

Já Robert Pereira atuou como professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e gerenciou o projeto de pesquisa de softwares livres de colaboração voltados para o governo federal junto ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC-UFMG). Robert focará em contar a experiência da empresa na qual ele é sócio, a Base2, que trabalha com testes de software e adotou o modelo de crowdtesting.

Além das palestras, o seminário contará com dois painéis de debates abertos para a participação do público, que poderá discutir com os palestrantes alguns assuntos como as formas para incentivar a contribuição dos participantes em plataformas de crowdsourcing; como manter o controle e a qualidade do trabalho realizado por uma multidão de usuários dispersos na internet; como as empresas podem adotar esse modelo de negócios; que processos devem ser revistos; e se crowdsourcing realmente vale a pena.

O moderador do seminário, Thomas Eckschmidt, é formado pela Poli em e possui MBA Executivo pela Business School São Paulo/Universidade de Toronto, Canadá. É autor de sete livros em português, inglês e espanhol, e inventor com três patentes depositadas.

Serviço:
I Seminário Crowdsourcing – Oportunidades e Desafios.
Dia e horário: 27 de abril, das 8h30 às 13 horas.
Local: Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres –  Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da USP.
Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP.