Evento é promovido pela Comissão de Ética da Escola. Questões de gênero e relações de poder serão os temas discutidos no primeiro encontro, dia 25 de abril.

A Comissão de Ética da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) irá realizar uma série de cinco debates sobre ética no meio acadêmico ao longo deste ano. O primeiro deles ocorrerá na próxima terça-feira (25/04), às 14 horas, no Anfiteatro Professor Francisco Romeu Landi, localizado no prédio da Administração Central da Escola, no campus Butantã.

O ciclo de debates é voltado para alunos, docentes e funcionários da Poli-USP e da universidade. Nesse primeiro encontro serão discutidos dois temas: “Relações de poder entre professores, alunos e funcionários: limites éticos” e “Linguagem adequada no meio acadêmico para respeitar questões de gênero, orientação sexual e raça”.

Serão debatedores o professor Nilson José Machado, titular da Faculdade de Educação (FE) da USP, e Roberto Romano, professor titular do Instituto de Filosofia da Universidade de Campinas (Unicamp). Machado é doutor em Filosofia da Educação e atua na área de Educação com ênfase no tema Ética e Educação. Romano é doutor em Filosofia e atua na área de Filosofia com ênfase em Filosofia, Ética e Política.

“Por meio da análise de temas importantes para nossa comunidade, queremos desenvolver conceitos e hábitos de percepção que nos auxiliem a apurar nossa sensibilidade ética e aumentar nossa atenção aos bens coletivos e individuais”, afirma o professor Raul Gonzalez Lima, docente da Poli e coordenador da Comissão de Ética.

As inscrições para o primeiro debate devem ser realizadas por aqui