FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O professor Patrick Farrell, do Instituto de Matemática, Análise Numérica e Computação Científica da Universidade de Oxford, apresenta no RCGI – Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (Centro de Pesquisa em Inovação em Gás), sediado na Escola Politécnica da USP, a palestra “BIFURCATIONS, BUCKLING AND FLOW TRANSITIONS – Scalable bifurcation analysis of nonlinear partial differential equations and variational inequalities”. O evento acontece nesta quarta-feira (19/04), às 14h, e é aberto ao público interessado. Clique aqui para se inscrever. 

Na palestra, Farrel irá apresentar um novo algoritmo, criado para solucionar a equação $f(u, \lambda) = 0$, na qual o parâmetro $\lambda$ é variável. Trata-se de um desafio das áreas de Matemática Aplicada e Engenharia.

O algoritmo foi nomeado de “deflação continuada” e, segundo Farrel, tem três vantagens: primeiro, é capaz de levar em conta diagramas de bifurcação desconectada. Os algoritmos até então existentes são capazes de computar apenas a parte do diagrama de bifurcação continuamente conectada aos dados iniciais. Em segundo lugar: sua implementação é extremamente simples. E terceiro: pode ser dimensionado para discretizações muito grandes se houver um bom pré condicionante.

Serviço:

Data: 19 de abril de 2017
Hora: 14h
Local: RCGI – Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation
Endereço: Prédio da Engenharia Mecânica e Naval – Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Universidade de São Paulo – Escola Politécnica | Cidade Universitária
Mais informações e inscrições: http://www.rcgi.poli.usp.br/events-2016/129-bifurcations-buckling-and-flow-transitions/

Print Friendly, PDF & Email