Além de entender como funciona a iniciação, os alunos têm a oportunidade de conhecer os laboratórios e grupos de pesquisa dos Departamentos.

A Quinta Semana de Iniciação Científica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) iniciou sua programação com palestras nos Departamentos de Engenharia de Produção (PRO), Engenharia Mecânica (PME), Engenharia Oceânica e Naval (PNV) e Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) no campus do Butantã, em São Paulo. Promovido pela Poli, o evento tem o intuito de apresentar aos alunos ingressantes da graduação as oportunidades de iniciação científica dentro de cada área específica da Engenharia, além de auxiliá-los no primeiro contato com os professores que possuem linhas de pesquisa dentro da Escola. As atividades da Semana se encerram nestra sexta-feira (confirma a programação aqui).

A palestra no PRO, realizada às 11 horas desta segunda-feira (24/04), abriu a Semana. Ela ocorreu no auditório do Departamento e foi proferida pelo professor Mauro de Mesquita Spinola, coordenador da Comissão de Pesquisa da unidade. Para iniciar a apresentação, o docente explicou as principais funções de um pesquisador, e o que o difere de um engenheiro no mercado de trabalho. “O pesquisador tem, por função, gerar conhecimento a partir de seus estudos”, afirmou. Ele ainda ressaltou a importância da USP no cenário acadêmico brasileiro, uma vez que a Universidade é responsável por 25% das pesquisas produzidas no País.

Após falar algumas palavras de incentivo para os alunos realizarem a iniciação científica, Spinola explicou então como fazer isso. Segundo ele, o melhor meio de conhecer os professores orientadores e os laboratórios do Departamento é conversando com os docentes e visitando os locais.

Os grupos de pesquisa do PRO também foram apresentados no primeiro dia. São eles: Economia da Produção e Engenharia Financeira; Gestão de Operações e Logística; Gestão da Tecnologia da Informação; Qualidade e Engenharia do Produto; e Trabalho, Tecnologia e Organização. O último é coordenado pelo professor Mario Salerno, que esteve presente e reforçou o convite aos estudantes para desenvolverem um projeto de pesquisa em iniciação científica.

O grupo do professor Salerno estuda, em linhas gerais, a organização do trabalho e como ela se dá em empresas e grandes instituições. O docente disse acreditar que os projetos de iniciação científica funcionam muito bem quando envolvidos em intuitos maiores, e por isso pretende envolver alunos da iniciação em dois projetos.

O primeiro é para auxiliar em um trabalho de doutorado, que Salerno orienta, sobre as tomadas de decisões feitas por microempresários na hora de abrir suas empresas. Os interessados ajudariam no levantamento de dados e em pesquisas.

Já o segundo envolve o Núcleo de Apoio à Pesquisa do Departamento, coordenado pelo professor. Ele está lançando um trabalho de curto prazo para estudar quais os impactos das tecnologias de ponta no setor automobilístico. Interessados em participar dos projetos devem entrar em contato pelo e-mail msalerno@usp.br.

A professora Marly Monteiro de Carvalho destacou a iniciação científica como uma experiência muito importante para a graduação. Ela também explicou resumidamente os projetos que coordena e que envolvem, dentre outras coisas, economia circular, indústria 4.0 e sustentabilidade.

Segundo dia – A palestra realizada no PCS ocorreu no segundo dia de Semana e foi apresentada pelo professor Antonio Mauro Saraiva. Ele iniciou a atividade mostrando os principais grupos e laboratórios de pesquisa do Departamento, que são em um total de 13. Ele ressaltou a relevância da pesquisa dentro da Poli. “Acredito que todos deveriam fazer, pelo menos uma vez na graduação, a iniciação científica”, terminou.

As palestras dos primeiros dias também procuraram diferenciar as bolsas de apoio PIBIC e PIBIT para quem deseja fazer uma iniciação. Para saber mais sobre elas e conferir a programação do restante da semana, clique aqui.

Para conferir as fotos dos primeiros dias da Semana de Iniciação Científica da Poli, acesse nosso álbum do Flickr.

(Amanda Panteri)