Para lançar explicar melhor programa, o grupo estudantil realizará evento que reunirá startups voltadas à solução de problemas urbanos.

O Grêmio Politécnico, agremiação estudantil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), promoverá o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia 2017 (EILE 2017). O programa será realizado pela segunda vez na Escola e pretende reunir estudantes da Poli e de universidades estrangeiras em um desafio de Engenharia com o tema “Cidade do Futuro”. Para introduzir e explicar o Encontro, o Grêmio organizará, no próximo dia 30 de maio, a “Rodada de Startups”. O evento acontecerá no anfiteatro do prédio do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI), às 11 horas, e contará com palestras das empresas. Ele é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

As startups convidadas para o dia são a BigData Brasil, Scipopulis e Tá Na Hora. Os empreendedores responsáveis pela criação das empresas comentarão sobre as suas principais áreas de atuação, os motivos que os fizeram pensar em criar os negócios e como seus trabalhos contribuem para o desenvolvimento da cidade. Após as apresentações, o Grêmio fará uma explicação sobre o EILE deste ano. Os presentes saberão detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e etapas do projeto.

Sobre o EILE 2017 – O programa é uma inspiração do “Projeto Aladdin”, que ocorreu na Turquia em 2015. Nele, o reitor da USP Marco Antonio Zago selecionou cinco estudantes da Universidade para se reunirem com 70 estudantes de universidades ao redor do mundo. Juntos, eles criaram trabalhos com o tema “O Poder das Imagens: Verdade, Manipulação e Intolerância”.

O EILE possui uma estrutura parecida. Este ano, o Grêmio pretende contar com 48 alunos, entre estudantes da Poli, estrangeiros que estão realizando intercâmbio na Escola e alunos de universidades portuguesas. Para isso, foram realizadas parcerias com o Consulado de Portugal e com o Conselho de Reitores das instituições lusitanas.

O Encontro acontecerá em três etapas. Na primeira delas, os selecionados passarão uma semana do mês de setembro na cidade de Santos, litoral paulista, onde a Poli sedia o curso de Engenharia de Petróleo. Durante esse período, os alunos assistirão a palestras e painéis a respeito do tema. Além disso, eles se dividirão em seis grupos mistos para a realização de reuniões e discussão de soluções para os problemas urbanos que as cidades do futuro possivelmente enfrentarão.

A segunda etapa ocorre de outubro a dezembro. Os grupos ficarão encarregados, então, de pesquisar e desenvolver projetos para as problemáticas levantadas durante a estadia na Baixada Santista. Nessa fase, os estudantes contam com o apoio de docentes da Poli e de outras unidades da USP.

Ao final de dezembro, os projetos criados serão apresentados a uma banca avaliadora, que julgará os trabalhos em aspectos como viabilidade de implementação, impacto na sociedade e inovação. O grupo melhor avaliado receberá apoio financeiro para desenvolver a criação entre os meses de março a agosto.

Sobre as Startups presentes no evento – A BigData Brasil foi fundada em 2013. É pioneira em big data analytics no Brasil e líder no setor. Com clientes como Ambev, BRF, Ipiranga, Unilever, Magazine Luiza, Estácio, Alpargatas e outros, tem como missão levar ciência e dados para gerar ganhos significativos de resultados para todos os seus clientes.

A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Seus produtos entregam soluções aos usuários e gestores do sistema de mobilidade nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa.

A empresa Tá Na Hora foi criada com o intuito de desenvolver soluções foadas na prevenção de doenças, combate a epidemias, promoção de qualidade de vida e facilitação do acesso a informações sobre saúde. Ela une tecnologia e inteligência artificial para realizar conversas interativas, engajar e induzir mudanças de comportamento via SMS e outras plataformas digitais.

(Amanda Panteri)

———————————————

Serviço: Evento Rodada de Startups
Data: 30/05/2017
Horário: Das 11h às 13h.
Local: Anfiteatro do prédio do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI).
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto – Travessa 3, 158 – São Paulo – SP. CEP: 05508-150 – Brasil.