Os participantes da I Semana Social poderão conhecer diversas ONGs e participar de um mutirão de distribuição de alimentos.

A associação estudantil Poli Social, que promove atividades voltadas ao terceiro setor, promove a primeira edição da Semana Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Do dia 30 de maio a 2 de junho, os participantes da Semana terão contato com diversas ONGs por meio de feiras e palestras. O ponto alto do evento será o Ato Voluntário, no dia 2, quando será feita distribuição de alimentos para moradores de rua do centro de São Paulo. Para participar do evento, é necessária a inscrição prévia apenas para a distribuição de alimentos.

“Sentíamos falta de um momento durante o ano para mostrar o que realmente é feito pelo terceiro setor e o que a Poli Social faz além dos eventos”, conta Mariana Yaginuma, assessora de Eventos do Poli Social. Os alunos da associação politécnica esperam, com a Semana, influenciar positivamente o maior número de pessoas possível. “Pretendemos mostrar aos participantes que eles podem seguir caminhos que impactam a sociedade positivamente ainda durante a faculdade e que isso pode ter continuidade quando já estiveremno mercado de trabalho”, acrescenta.

Ela conta que a Semana Social recebeu o apoio financeiro de pessoas que se identificaram com o projeto, e também da Fundação Lemann, organização criada com o intuito de incentivar projetos inovadores em educação, realizar pesquisas para embasar políticas públicas na área e oferecer formação adequada a profissionais do ensino.

A programação – A Semana começa no dia 30, às 11 horas, com uma feira no vão do prédio do Biênio da Poli-USP, no campus do Butantã, em que estarão presentes ONGs e empresas de cunho social. Lá, as entidades se dividirão em estandes e estarão disponíveis para explicar sobre as suas áreas de atuação e tirar eventuais dúvidas dos presentes.

O dia 31 contará com as Social Talks, apresentações de politécnicos que atuam na Fundação Lemann. Os ex-alunos da Poli-USP Fernando Paiva, César Wedemann, Carlos Henrique Uehara e Peter Sonnenberg serão os palestrantes.

No primeiro dia 1º de junho, representantes de diferentes setores da sociedade que promovem trabalhos sociais irão expor suas ideias, além de contar como se envolveram com as causas que defendem. Tanto as Social Talks como a palestra ocorrerão no Anfiteatro Professor Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração Central da Poli.

O último dia da Semana Social será marcado pelo Ato Voluntário. Em parceria com a ONG Reintegra Turma da Sopa, os alunos inscritos se encontrarão às 20 horas para a distribuição de sopa, água e pão às pessoas em situação de rua no bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo. Assim como os demais eventos da Semana, o Ato Voluntário é aberto a todos os interessados, inclusive estudantes que não sejam da USP. Quem vai participar especificamente da ação na Bela Vista deve se inscrever previamente neste link

(Amanda Panteri)

———————————

Serviço: I Semana Social