Como parte das atividades do LEDss (Laboratório de Estudos em Design de Serviços e em Sustentabilidade), ocorre no Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP, entre os dias 06 e 23 de junho, a quinta edição da Mostra “Serviços na Praça”. O evento, organizado pelo professor Clovis Alvarenga Netto, consiste numa exposição no hall central do prédio do Biênio, em que os alunos apresentam, em forma de pôster, projetos desenvolvidos em disciplinas de Serviços. Este ano a mostra contemplará trabalhos das disciplinas “Servitização e Sistemas Produto-Serviço” e “Gestão de Operações em Serviços”.

Os objetivos da Mostra são de: mostrar para a Sociedade aplicações atuais e inovadoras de conceitos de Servitização e de Operações emServiços em empresas atuando no Brasil, benchmarks de Organizações de Serviços, estudos de bibliometria, além de criar um sentido de responsabilidade nos estudantes sobre os trabalhos aplicados em empresas e em estudos de bibliometria, desenvolvidos na Escola Politécnica da USP.

Com estes trabalhos os alunos revisaram literatura relevante em Serviços, desenvolveram e analisaram aplicações de conceitos próprios deServiços, visitaram organizações de referência, e diagnosticaram oportunidades de melhorias. Destaque-se aplicações do Fluxo de Processo de Serviço (Service blueprint) aplicados em situações reais, mudança em modelo de negócio e propostas inovadoras em Serviços. Depoimentos dos alunos indicam enorme satisfação na realização dos trabalhos e a qualidade das apresentações é digna de vir visitar e conhecer.

(Álvaro Marques)