Ele passa a integrar a rede Design Factory Global Network, liderada por reconhecido laboratório da Universidade de Aalto, na Finlândia.

O INOVALAB@POLI, laboratório de inovação e empreendedorismo voltado aos alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), agora faz parte de uma importante rede internacional de ensino multidisciplinar, a Design Factory Global Network. A cerimônia de oficialização do ingresso do INOVALAB@POLI na rede acontecerá no dia 20 de junho, às 9 horas, no anfiteatro do Departamento de Engenharia da Produção da Poli-USP.

“O INOVALAB@POLI cresceu desde que foi criado e está dando um passo adiante ao se internacionalizar ingressando em uma rede com outras universidades que atuam da mesma forma, estimulando a inovação e o empreendedorismo para alunos de graduação”, afirma Eduardo Zancul, professor da Poli e vice-coordenador do laboratório. A rede nasceu na Universidade de Aalto, na Finlândia, onde foi desenvolvido o sistema educativo da Design Factory. A expressão diz respeito à ideia de integração multidisciplinar entre engenharia, design e negócios para a realização de projetos e pesquisas.

Os bons resultados do laboratório da universidade finlandesa fizeram com que a instituição resolvesse expandir a ideia e criar a rede internacional, que é integrada por instalações semelhantes de universidades em Portugal, Suíça, Estados Unidos, Austrália, Chile, Colômbia e agora do Brasil. A entrada da Poli na Design Factory Global Network foi uma iniciativa dos docentes coordenadores do laboratório Roseli de Deus Lopes, Eduardo Zancul, Leme Fleury e Davi Noboru Nakano.

Segundo Zancul, essa parceria é extremamente benéfica para a Escola. “A parceria permite acesso a métodos e práticas de ensino de inovação, que são compartilhadas na rede”, afirma. Além disso, a rede procura criar oportunidades para os estudantes desenvolverem e participarem de projetos conjuntos. Um exemplo é um projeto intensivo durante um final de semana (hackathon), realizado simultaneamente em diversos países, e que utiliza a diferença de fuso-horário entre os países para o revezamento do trabalho das equipes em turnos, à medida que anoitece em cada localidade. Essa atividade, em condições bastante exigentes que envolvem pressão de tempo, distância geográfica, diferença de culturas e de idioma, tem como objetivo capacitar os alunos para trabalhar em equipes de forma colaborativa.

Desde 2016, a Poli já vem realizando atividades de preparação para o ingresso na rede internacional. Neste semestre, dez alunos da USP e oito alunos de universidades estrangeiras participaram de duas disciplinas optativas para o desenvolvimento de trabalhos internacionais. Nessas disciplinas, denominadas Applied Design Project I e II, os projetos são realizados em inglês.

Apesar da Poli-USP já possuir inúmeras parcerias com outras instituições de ensino do exterior, que possibilitam aos estudantes a realização de intercâmbios e de dupla titulação, o ingresso na Design Factory Global Network significa  a expansão das oportunidades dos estudantes no contexto internacional. Todo o processo contou com o apoio da USP, da Diretoria da Poli e do Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

Sobre o evento – A cerimônia que firmará a entrada na rede contará com uma visita às dependências do laboratório e do Ocean USP Samsung, onde ocorrerá uma mostra com apresentações de projetos e startups.

(Amanda Panteri)

—————————————

Serviço

Cerimônia de Entrada do Inovalab@Poli em Rede Internacional Design Factory Global Network
Quando: 20 de junho, às 9 horas.
Onde: Anfiteatro do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP).
Endereço: Avenida Professor Almeida Prado, 128 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-070, Brasil.