Time venceu o Jacareí na prorrogação, em jogo equilibrado disputado lance a lance.

A equipe Poli Rugby é a campeã paulista de 2017, conquistando um título inédito para o time, que venceu o Jacareí em jogo realizado neste sábado (10/06) no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP). A partida, disputada em casa, foi tão equilibrada que precisou de prorrogação. O placar foi 38 a 33 a favor da Poli Rugby, que venceu oito dos nove jogos que disputou no Paulista deste ano. O resultado colocou a Poli no cenário nacional, já que agora vai disputar o Campeonato Brasileiro da categoria, na qual jogam os oito melhores times do País.

“Há três anos, éramos um time universitário, mas conseguimos nos organizar e unir o apoio dos politécnicos veteranos aos meninos que estão jogando no time faz um tempo e aos que estão chegando, e transformamos tudo isso no título de campeão do Paulista de Rugby, o torneio mais disputado e mais difícil do rugby nacional”, comemorou o técnico Maurício Carli.

Ambos os times pressionaram todo o tempo. O jogo começou com um try (jogada que confere o maior número de pontos, quando o jogador ultrapassa a linha de fundo do campo adversário – o equivalente ao gol do futebol) do Jacareí, o que só fez animar a torcida da Poli para dar força à reação da sua equipe. Nem mesmo os quase 200 torcedores que vieram de Jacareí para torcer pelo seu time diminuiu a empolgação da torcida da Poli, que contou com a força da Rateria, a bateria dos alunos da Escola Politécnica da USP.

“É um sonho que começamos a sonhar quando me chamaram e falaram sobre o projeto. Para ser sincero, nem tínhamos esperança de chegar a um título agora; a expectativa era dar um passo por vez e ficar com um sexto lugar, já que no ano passado ficamos em sétimo”, contou. Segundo o técnico, alguns fatores colaboraram muito para o crescimento do time, como a crescente união do grupo ao longo dos meses de treino e a chegada de quatro jogadores da Seleção Brasileira para a disputa do Paulista. “Como ficou muito claro aqui durante este jogo, viramos uma família: todo mundo se ajuda, se gosta e isso faz muita diferença”, apontou.

Outro fator decisivo para a equipe foi a derrota para o mesmo Jacareí na única vez em que a Poli perdeu um jogo no Paulista deste ano. “Esse revés foi a melhor coisa que aconteceu. Perdemos em um momento no qual tínhamos ganhado de todo mundo e eu já sabia que não éramos imbatíveis, mas era preciso que nossos jogadores vissem o mesmo”, ponderou o técnico.

A derrota só aumentou a vontade de vencer o adversário na final, até porque foi a segunda vez que a Poli perdeu para o Jacareí, ambas em placares muito apertados. Primeiro, ambos os times se enfrentaram na final do ano passado do Campeonato Brasileiro – Série B, e o adversário venceu por apenas dois pontos. Agora, na primeira fase do Paulista, a Poli perdeu nos cinco minutos finais de jogo, quando estava à frente do Jacareí. “Na final, a gente disse: é nossa casa, é nosso time, não vamos perder por nada”, afirmou.

O capitão da Poli Rugby, Victor “Santos” Bellemo, também falou sobre a disputa. “Deu um gostinho a mais essa vitória, mas rivalidade faz parte do esporte. Viemos 100% focados porque era a hora da grande revanche e tudo deu certo”, disse. “Começamos o campeonato muito bem, fortalecemos muito o grupo, fomos invictos até o último jogo, contra o Jacareí. A semifinal foi uma grande batalha e aqui, na final, emoção foi o que não faltou. Fomos para os acréscimos, e quem fizesse ponto ganhava. Com muito trabalho e sorte, levamos o título”, resumiu.

Para ele, o resultado positivo é reflexo da união do grupo. “Estamos com uma equipe muito forte, com uma base que vem se mantendo ao longo dos anos. Agregamos a essa base novos jogadores, novas pessoas no apoio técnico que foram se envolvendo e deixando a equipe cada vez mais fortalecida”, analisou.

O que vem à frente – O técnico Maurício Carli não vai permitir que a Poli se acomode com o título do Paulista. Depois de um rápido período de descanso, o time volta aos treinos, visando os jogos do Campeonato Brasileiro de Rugby, que começa em julho. “Temos muito o que melhorar. As pessoas ainda não estão vendo em campo tudo o que trabalhamos nos treinos, o time ainda vai subir muito de nível”, apontou ele. A equipe que participa dos treinos, de 42 pessoas, deve chegar a 50 no segundo semestre, um reforço importante para o time.

“Nossa meta é fazer um bom campeonato brasileiro. É nosso primeiro ano, precisamos entender como são as viagens, porque agora vamos jogar em locais como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, receber times de outros estados aqui, conhecer novos campos. Teremos muitos jogos difíceis e contra times contra os quais nunca jogamos”, analisou. “A tendência é só crescer daqui para frente”, finalizou.

Os principais lances da partida Poli Rugby x Jacareí estão descritos no site da Federação Paulista de Rugby (http://fprugby.org.br/index.php/2017/06/11/poli-e-campea-paulista-de-2017/), que também transmitiu ao vivo a partida pela internet, algo realizado pela primeira vez. Mais de 10 mil pessoas acompanharam o jogo online. Para assistir a partida na íntegra basta visitar o perfil da Federação no Facebook (https://www.facebook.com/fprugby/?hc_ref=PAGES_TIMELINE). Confira as fotos do evento no Flickr da Poli.

(Janaína Simões)