FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em debate, especialistas das áreas de tecnologias, urbanismo e humanidades abordam as novas formas de gestão nas cidades contemporâneas

Os avanços tecnológicos, a preocupação com o bem-estar dos cidadãos e de se criar uma sociedade que seja ao mesmo tempo funcional e sustentável trouxeram à tona, nos últimos tempos, discussões acerca das cidades inteligentes, ou smart cities. Com o objetivo de explorar outros âmbitos desse tema e discutir seus impactos no mundo contemporâneo, o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP) em conjunto com o InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia promovem, no dia 23 junho, a partir das 08h30min o evento “Cidades Inteligentes? Sociedade e Tecnologia em Debate”. Ele será realizado no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres, na Poli.

O evento contará com a presença de especialistas não apenas das áreas de tecnologia, mas também das humanidades, como direito e urbanismo, buscando entender e até mesmo questionar o conceito de cidades inteligentes como sendo aquelas que incorporam elementos tecnológicos em suas gestões que podem colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável, instituições mais eficientes e uma infraestrutura que possa atender às necessidades dos cidadãos.

Segundo Lucas Girardi, um dos organizadores do evento, é importante que existam esses debates públicos, pois são questões que fazem parte do cotidiano dos cidadão. A tecnologia já não é algo limitado apenas aos serviços digitais, por exemplo. “Levar a discussão para o público tem um caráter político, na medida em que queremos promover um maior entendimento acerca das mutações comportamentais e ambientais em curso em milhares de localidades pelo mundo. Não se pode entender a atual crise global sem conhecimento dos limites dos processos e políticas de produção e difusão de inovação tecnológica.”, afirma.

“Qual o custo global desta ‘infraestrutura de inteligência’? Qual o impacto social e sobre a saúde psíquica do cidadão? Suportará um ainda maior incremento nas solicitações eletrônicas incessantes? Como será a vida cotidiana em um ambiente de hiper-conectividade? Poderemos chamar de ‘cidade’ um ambiente de total controle e previsibilidade?” Estes são alguns dos questionamentos ainda pouco discutidos e levantados por Girardi que são importantes e devem vir a conhecimento público.

Dentre os palestrantes, estarão presentes Caio Vassão, arquiteto e urbanista, doutor pela FAU-USP, Juliana Nolasco, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e Gerente de Políticas Públicas no Google Brasil e João Thiago de Oliveira Poço, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft Brasil e líder da iniciativa de cidades inteligentes denominada Microsoft CityNext – conferindo às discussões uma ampla e diversificada  visão sobre o papel das cidades inteligentes e os impactos na sociedade.

Para participar do evento é preciso realizar inscrição prévia e comparecer com o RG no dia 23 para credenciamento. Os participantes receberão certificado.

Para mais informações e para realizar a inscrição acesse https://www.doity.com.br/cest-cidades-inteligentes-sociedade-e-tecnologia-em-debate

(Ana Carolina Cipriano)

 ————————————-

Serviço: Cidades Inteligentes? Sociedade e Tecnologia em Debate
Data: Sexta-feira, 23 de junho de 2017.
Horário: das 08h30min às 12h45min
Local: Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres
Endereço: Escola Politécnica da USP – Avenida Professor Luciano Gualberto, nº 71, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo
Contato: cest_usp@outlook.com

————————————-

Assessoria de Imprensa
Ana Carolina Cipriano
+55 11 98206-6592
ana_cipriano@usp.br

 


Print Friendly, PDF & Email