Startup que desenvolveu o Virtual Pyxis foi criada por alunos dos professores da Poli-USP, Emílio Carlos Nelli Silva e Paulo de Mattos Pimenta

Sistemas de Engenharia Assistida por Computador (CAE, sigla do inglês Computer-Aided Engineering) têm auxiliado a indústria a projetar peças com topologia – forma e estrutura internas e externas – ideal para suportar as condições em que deverão operar, como temperatura, pressão, vibrações, esforços diversos etc. e produzi-las com o mínimo de matéria-prima possível. Ou seja, lançando mão de um software para otimização topológica por meio da tecnologia CAE.

Os softwares de otimização topológica possibilitam à indústria esculpir virtualmente peças mais leves, usando um determinado volume de matéria-prima e monitorando a sua resistência.

Esses atributos são função do design. “Você fornece parâmetros ao software com as qualidades e características que precisa naquela peça e o programa mostra o caminho do design que precisa ser seguido para que ela apresente aquelas propriedades”, resume Ricardo Doll Lahuerta, engenheiro mecatrônico responsável pela pesquisa que, com financiamento conjunto do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, e da empresa VirtualCAE, está promovendo um enorme salto de qualidade nesse tipo de ferramentas.

Recém-lançado, e ainda com vários aprimoramentos em curso, o Virtual.Pyxis já está licenciado para departamentos de pesquisa avançada de grandes multinacionais e para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), conceituada escola de engenharia do mundo.

A VirtualCAE é uma startup criada por alunos dos professores Emílio Carlos Nelli Silva e Paulo de Mattos Pimenta, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Leia mais sobre a empresa no site do Pesquisa Para Inovação da Fapesp (link http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/software_ajuda_a_industria_a_projetar_pecas_mais_leves_e_eficientes/292).