Visita de Hannah Christensen, que coordena os programas internacionais da universidade americana, levantou a possibilidade de acordos na área da Engenharia Civil

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu, no último dia 8 de agosto, a visita da University of Illinois at Urbana-Champaign representada por Hannah Christensen, coordenadora dos programas internacionais da instituição. Juntamente com Henrique Lindenberg Neto, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Poli, e com os docentes José Rodolfo Scarati Martins e Túlio Nogueira Bittencourt, foram levantadas as possibilidades de acordos e parcerias entre ambas as universidades.

A reunião ocorreu no Prédio da Administração Central da Escola. Durante a conversa, Cristensen explicou sobre o programa de duplo-diploma oferecido pela instituição americana, que funciona em um sistema “3+2”: o estudante estrangeiro faz os três primeiros anos de sua graduação em seu país de origem, e os dois seguintes em Illinóis, finalizando os estudos com dois diplomas.

Apesar do curso de Engenharia no Brasil ser ministrado em cinco anos, e nos EUA o mesmo ser concluído em quatro, Lindenberg afirmou que existem alternativas que podem ser estudadas para equivaler as graduações. Eles analisaram ainda as possibilidades de pesquisas em conjunto entre pós-graduandos e professores.

Eventuais problemas que os acordos de parceria poderão ter também estiveram na pauta da reunião, como a dificuldade que os estudantes americanos encontram em acompanhar as aulas em português, a atuação no mercado de trabalho que os diplomas proporcionarão, e a redução dos financiamentos federais para a internacionalização dos alunos brasileiros.

Após a reunião, Christensen foi convidada a conhecer o Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais, coordenado por Bittencourt.

Sobre a University of Illinois – Para contextualizar melhor os presentes, Christensen fez uma breve apresentação da instituição e mais especificamente do Departamento de Engenharia Civil da universidade, uma vez que a intenção é que a Poli se aproxime dele em específico.

A University of Illinois­­­ at Urbana-Champaign foi fundada em 1867, 16 anos antes da Poli. Em seu corpo docente, já teve nomes como Vent T. Chow e Ralph Perk, e só no Departamento de Engenharia Civil, tem mais de cinquenta professores. Já esteve envolvida em importantes construções, como a Torre Latinoamericana, um arranha-céu localizado no México com mais de 188 metros de altura.

Atualmente, a universidade conta com aproximadamente 800 estudantes de graduação e a mesma quantidade de pós-graduandos, além de mais de 500 acordos formais de cooperação com outras instituições de ensino ao redor do mundo.