O ingresso na Universidade de São Paulo e na vida universitária pode parecer uma realidade distante para muitos jovens de escolas públicas, uma vez que o vestibular da USP está entre os mais concorridos do país. Para aproximar estes jovens da ciência, apresentando a possibilidade de uma carreira acadêmica, o Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) da USP leva alunos de escolas da rede pública de ensino a realizarem atividades de ensino e pesquisa dentro da universidade.

Participantes do projeto de pré-iniciação científica da USP no campus de Santos puderam apresentar o resultado do seu projeto para os seus colegas de escola. Os estudantes Antônio Vieira Rocha Neto e Lincon Almeida Santos relataram sua experiência para alunos de três turmas de ensino médio no último dia 4 de agosto, na Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, onde estudam. Além de falar sobre o seu projeto, eles contaram aos colegas como funciona a universidade, como se dá o ingresso, e como foi conviver com professores e alunos da USP.

Antônio e Lincon cursam o ensino médio e participaram de um projeto no qual se utilizaram da estrutura do DNA para aprender a dimensionar um objeto em uma impressora 3D. Orientados pela professora Elsa Vásquez Alvarez, do departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli-USP, e com bolsas de órgãos de fomento como o CNPq, eles estudaram todo o funcionamento do DNA, para depois construírem uma estrutura em plástico que representasse a sequência genética. Para isso, foi necessário que os estudantes aprendessem a utilizar o programa de desenho em três dimensões que opera o equipamento.

Antonio tem 17 anos e está no momento de optar por uma carreira. Ele conta não sabia por qual caminho seguir, e que a participação no projeto foi fundamental para ajudar na escolha de uma profissão. Ele afirma que o contato com os alunos da USP durante o projeto fez toda a diferença, e despertou o seu interesse pelas ciências exatas, área pela qual ele não tinha  sentido afinidade anteriormente. Após a experiência no Pré-IC da Universidade, ele decidiu que estudará Engenharia de Petróleo, curso oferecido pela Escola Politécnica da USP na cidade de Santos. Outro ponto positivo destacado pelo jovem foi o fato de o projeto ser realizado em sua cidade, o que o levou a conhecer as atividades da Poli-USP em Santos, desde o curso de graduação aos laboratórios de pesquisa.

A Escola Politécnica da USP já realiza projetos de pré-iniciação científica como este há alguns anos, tanto no campus da capital, como no campus de Santos. Apoiados por órgãos públicos como CNPq e por entidades como a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), o projeto tem sido aprimorado ano após ano.Foram incluídas aulas de matemática, física e química, e implementado um circuito de visitas a diferentes laboratórios para que os alunos possam conhecer as diferentes áreas da engenharia. Eles também passaram a realizar experiências práticas, como o desenvolvimento de protótipos em 3D proposto pela professora Elsa Vásquez. Para obter outras informações sobre como incluir uma escola para participar do Pré-IC, entre em contato com o setor de pesquisa da Poli-USP pelo e-mail pesquisa.poli@usp.br