Na avaliação dos cursos superiores realizada anualmente pelo Guia do Estudante, a USP teve 121 de seus 141 cursos classificados com cinco estrelas, considerada a nota máxima, conforme informações do Jornal da USP. Entre as universidades que oferecem cursos na área por eles nomeada como “Engenharia e Produção”, a USP é a melhor entre as universidades públicas do País, o que coloca a Escola Politécnica da USP como um dos grandes destaques quando se fala em ensino de Engenharia no Brasil.

Em seu site, o Guia publicou uma reportagem sobre os diferenciais da Poli-USP, como a Internacionalização, que já formou mais de mil alunos apenas dentro do programa de Duplo Diploma com universidades parceiras, as novas disciplinas e a possibilidade de cursar matérias de diferentes especialidades, a parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), além das atividades de pesquisa e a extensão em geral. A reportagem completa sobre a Escola está disponível no link.

Na abertura do Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, realizado hoje (04/09) na Poli, o diretor da Escola, professor José Roberto Castilho Piqueira, comentou a classificação, destacando a atuação de uma nova geração de professores que tem buscado projetos inovadores . “A Poli foi apontada pelo Guia do Estudante como a melhor Escola de Engenharia e Produção. Eles dizem claramente que esse título se deve à posição de inovação, aos laboratórios de prototipagem, de inovação, que foram implantados por nossos professores, e mais recentemente e em especial, pelos professores (Eduardo) Zancul e (André Leme) Fleury. Eles representam a nova geração da Poli, que vem levando cada vez mais o nome de nossa escola às boas condições de trabalho”, disse, citando os docentes presentes no evento.

O resultado completo da análise será publicado no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. Publicado pela Editora Abril, o Guia do Estudante é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura. É largamente utilizado por vestibulandos no momento da decisão de qual curso e instituição vão frequentar no ensino superior.

A análise se baseia em uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles respondem a um questionário composto por 15 itens,com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros, e emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).