Premiação anual é realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para reconhecer e estimular a excelência nas atividades de pesquisa

Na última segunda-feira, dia 4 de setembro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP divulgou a lista dos vencedores da sexta edição do Prêmio Tese Destaque USP. Duas pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Escola Politécnica da USP foram premiadas. A tese “Ruído de bordo de fuga – desenvolvimento e aplicação de ferramenta para avaliação e projeto de aerofólios para turbinas eólicas”, desenvolvida pelo aluno Joseph Youssif Saab Junior e orientada pelo professor Marcos de Mattos Pimenta, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, recebeu a premiação principal na área de Engenharias. Já o trabalho de Carlos Eduardo Pantoja, “Cristalização assistida por destilação por membranas aplicada ao reúso de água: comparação com outros métodos de reúso, análise do processo e projeto hierárquico de processo”, orientada pelo docente Marcelo Martins Seckler, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, recebeu uma menção honrosa.

O prêmio foi criado em 2011 e lançado em meio às comemorações dos 100 mil títulos de doutorado concedidos pela USP. As teses produzidas na Escola Politécnica vêm se destacando desde 2012, ano em que a premiação foi oficializada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Nas últimas quatro edições, as teses da Poli receberam o prêmio principal e uma menção honrosa, conforme na tabela abaixo.

O prêmio tem como objetivo estimular a busca pela excelência nas atividades de pesquisa entre os alunos matriculados e os professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP. A premiação reconhece as melhores teses de doutorado defendidas na USP em nove grandes áreas do conhecimento, e em cada área é escolhido um prêmio principal e duas menções honrosas.

O autor da Tese Destaque USP recebe um prêmio no valor de R$ 10 mil, e seu orientador, até R$ 5 mil. Nesse caso, os recursos são disponibilizados por meio do orçamento da unidade para custeio. Os autores e orientadores da Tese Destaque USP e das duas teses com Menção Honrosa recebem, ainda, um Diploma de Premiação assinado pelo reitor da USP. Os recursos para a premiação são provenientes de Convênio USP/Santander. A cerimônia oficial de premiação ocorrerá no dia 28 de setembro.

2017 –

6ª edição

Prêmio

Título: Ruído de bordo de fuga – desenvolvimento e aplicação de ferramenta para avaliação e projeto de aerofólios para turbinas eólicas