Solenidade de entrega dos reconhecimentos foi realizada na reitoria da USP nesta quinta, dia 28

Duas teses desenvolvidas na Escola Politécnica da USP receberam um reconhecimento da Universidade na tarde desta quinta-feira, dia 28, na cerimônia de entrega do Prêmio Teses Destaques USP. A solenidade contou com a participação do Reitor da USP, professor Marco Antonio Zago, que ressaltou a qualidade das atividades não somente de pesquisa, mas também de ensino e extensão da instituição.

A tese “Ruído de bordo de fuga – desenvolvimento e aplicação de ferramenta para avaliação e projeto de aerofólios para turbinas eólicas”,  de autoria do aluno Joseph Youssif Saab Junior e orientada pelo professor Marcos de Mattos Pimenta no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, recebeu a premiação principal na área de Engenharias.

Já o trabalho de Carlos Eduardo Pantoja, “Cristalização assistida por destilação por membranas aplicada ao reúso de água: comparação com outros métodos de reúso, análise do processo e projeto hierárquico de processo”, orientada pelo docente Marcelo Martins Seckler, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, recebeu uma menção honrosa.

O prêmio foi criado em 2011 e lançado em meio às comemorações dos 100 mil títulos de doutorado concedidos pela USP. As teses produzidas na Escola Politécnica vêm se destacando desde 2012, ano em que a premiação foi oficializada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Nas últimas quatro edições, as teses da Poli receberam o prêmio principal e uma menção honrosa.

O, ressalta que “O alto grau de internacionalização de nossa escola e os laboratórios atualizados, com professores orientadores de projeção, permitem que os jovens pós-graduandos executem trabalhos no limite do conhecimento tecnológico”, ressalta o diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira

A vice-diretora da Escola, professora Liedi Légi Barianni Bernucci, acredita que as premiações recebidas pelos alunos de pós-graduação e orientadores da Poli “demonstram a qualidade de nossa pós-graduação na produção de conhecimento científico aplicáveis à tecnologia, e que promovem desenvolvimento industrial, econômico e da sociedade brasileira”.