A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) contemplou dois trabalhos de doutorado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) defendidos em 2016 com um Prêmio Capes de Tese Edição 2017, e com uma menção honrosa. Ao todo, foram contemplados nove trabalhos da USP na premiação deste ano. Além dos prêmios, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2016, 16 teses da Universidade receberam menções honrosas. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 10 de outubro.

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

A tese vencedora de uma das grandes áreas de Engenharia foi a de Juliano Avelar Araujo, orientado pelo docente Andre Paulo Tschiptschin, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli-USP, recentemente avaliado com nota máxima pela Capes . O título do trabalho é “Obtenção e caracterização microestrutural e química de recobrimentos multicamadas de NBN/CRN para aplicações tribológicas pelo processo de deposição física de vapor”. A pesquisa pode ser consultada na íntegra no Banco de Teses da USP.

Já o pesquisador Edmo da Cunha Rodovalho, orientado pelo professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI), Giorgio de Tomi, conquistou o prêmio de menção honrosa com a tese “An innovative approach for controlling operational parameters in open pit mining to reduce costs and environmental impacts”, que também pode ser acessada na íntegra no Banco de Teses da USP.

Celebração em Brasília – A cerimônia de entrega do Prêmio Capes ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Brasília, quando será outorgado também o “Grande Prêmio Capes de Tese” para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado nas três grandes áreas.