O campus de Santos da Escola Politécnica da USP recebeu, na última terça-feira, dia 10 de outubro, uma visita de estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Barnabé. Os estudantes puderam visitar os laboratórios, a biblioteca e as demais instalações da Poli no prédio centenário que já abrigou o Colégio Cesário Bastos, onde é oferecido o curso de Engenharia de Petróleo desde 2012. Para fechar a visita, o professor e ex-diretor (1998-2002) da Poli-USP, Antonio Marcos de Aguirra Massola, palestrou aos visitantes sobre Engenharia e os ramos de atuação profissional.

As fotos do evento estão disponíveis no link.

Conheça alguns dos laboratórios da Poli Santos visitados:

Laboratório didático de Eletrotécnica

Responsável: Prof. Dr. Carlos Frederico Meschini Almeida

e-mail: cfmalmeida@usp.br

O laboratório de eletrotécnica se destina ao apoio a atividades de ensino de disciplinas relacionadas com a área de energia e automação elétricas. Ele permite que os alunos tenham contato com elementos de instalações elétricas, como disjuntores, contatores, motores de indução, medidores de energia; e com equipamentos de acionamento e controle de cargas elétricas tipicamente encontrados em instalações industriais, como CLPs, inversores de frequência, soft-starters, chaves compensadoras. O laboratório ainda conta com kits didáticos que permitem aos alunos fazerem o controle de esteiras transportadoras e de um reator químico, por meio da implementação de lógicas de automação implementadas em CLPs.”

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO (LASG)

Responsável: Prof. Dr. Marcio Augusto Sampaio Pinto

marciosampaio@usp.br

LASG é um laboratório de pesquisa voltado para atender alunos de pós-graduação e graduação, visando o desenvolvimento de pesquisas na área de simulação e gerenciamento de reservatórios de petróleo. Tem como finalidade realizar a integração das pesquisas ligadas à fase de Exploração e Avaliação, tais como geologia, geofísica e petrofísica, com as pesquisas voltadas ao Desenvolvimento e Produção de um campo de petróleo. Seu campo de atuação engloba desde a criação de modelos geológicos até a simulação de reservatórios, atuando na otimização de estratégias de produção, ajuste de histórico, análise de incertezas e recuperação dos reservatórios.

Laboratório de Geologia

Responsável: Profa. Camila Duelis Viana

camila.duelis@gmail.com

O Laboratório de Geologia da Escola Politécnica da USP em Santos contém um acervo de minerais, alguns tipos de minérios, e quase 250 amostras de rochas, sendo que algumas delas foram coletadas pelos próprios alunos em trabalho de campo. O laboratório também conta com equipamentos para a identificação de minerais e rochas, mapas geológicos e modelos em papel das principais estruturas tectônicas. Todo material é utilizado como apoio didático para as aulas práticas e teóricas das disciplinas de Geologia do curso de Engenharia de Petróleo, além de poder ser consultado pelos alunos para estudo.

LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA (LPR)

Responsável: Profa. Dra. Elsa Vásquez Alvarez

e-mail: elsa_va@usp.br

O Laboratório de Prototipagem rápida (LPR) é um laboratório de caráter didático, onde os alunos do curso de Engenharia de Petróleo, após gerar seus modelos em duas ou três dimensões, usam uma máquina de corte a Laser e a tecnologia de impressão 3D para fabricar ferramentas, peças e protótipos tridimensionais. O laboratório atende aos alunos do primeiro ano nas disciplinas de Representação Gráfica para Projeto e Geometria Gráfica para Engenharia. Além disso, neste laboratório vem se desenvolvendo projetos de Iniciação Científica e Pré-Iniciação Científica na Baixada Santista.

Laboratório Integrado de Simulação Tecnológica (LISTEC)

Responsáveis: Prof. Dr. Cleyton de Carvalho Carneiro / Profa. Dra. Elsa Vásquez Alvarez

Email: cleytoncarneiro@usp.br / elsa_va@usp.br

O LISTEC é um laboratório voltado ao ensino e à pesquisa em áreas que envolvem tecnologias computacionais complexas. O parque de equipamentos é composto por 60 estações de trabalho e diferentes softwares que dão suporte às atividades que envolvem processamento, interpretação e gerenciamento de dados. Alguns dos softwares são: NX (Siemens) RMS (Roxar), CMG, Geovisual, Matlab, GAMS, Tempest, QGIS, DATAGEOSIS e Autocad 2017.  A estrutura física laboratorial é composta por duas salas para fins didáticos, e uma terceira, voltada para as atividades de pesquisa. As salas didáticas dão suporte a diferentes disciplinas, tais como: geomática, representação gráfica, modelagem matemática e otimização de processos, simulação numérica, entre outras.

Laboratório de Geomática

Responsáveis: Prof. Dr. Cleyton de Carvalho Carneiro

O Laboratório de Geomática reune facilidades para o ensino e a pesquisa na aquisição de dados espacializados. Possui um parque de equipamentos composto por 10 estações totais, 10 níveis opticos e seus respectivos equipamentos auxiliares (miras, prismas, tripés de nivelamento etc). O laboratório dá suporte à disciplina de Geomática I e atende às atividades de medições de ângulos, distâncias e diferenças de níveis que auxiliam em levantamentos topográficos e na confecção de cartas e mapas.

Laboratório de Mecânica Computacional Aplicada

Prof. Responsável: Ronaldo Carrion

Este laboratório desenvolve pesquisas com base em simulações computacionais em temas relativos à Engenharia de Petróleo.

Entre os métodos numéricos utilizados para desenvolver tais simulações, destacam-se o Método dos Elementos Finitos e o Método dos Elementos de Contorno com aplicações e Mecânica dos Sólidos e Geomecânica. Os trabalhos atuais avaliam a dinâmica da coluna de perfuração, fadiga de equipamentos da indústria de petróleo, poroelasticidade, fratura hidráulica, interação dinâmica solo-estrutura e computação de alto desempenho (GPGPU).