Professor Vahan Agopyan se formou na Escola Politécnica da USP em 1974, e foi seu diretor de 2002 a 2005

Com informações do Jornal da USP

Os professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes foram nomeados reitor e vice-reitor da USP pelo governador Geraldo Alckmin, na última segunda-feira, dia 13 de novembro. A chapa de Agopyan e Hernandes foi a mais votada, com 1.092 votos, e encabeçava a lista tríplice, encaminhada ao governador, resultante da eleição realizada na Universidade, no último dia 30 de outubro.

O novo reitor da USP é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica  da USP em 1974, mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e Ph.D. pela Universidade de Londres King’s College.

Em uma mensagem à comunidade, os eleitos agradeceram à decisão e ao apoio recebido pela comunidade da USP, por meio da Assembleia Universitária. “Esse apoio e confiança nos deixam entusiasmados, sem esquecer a enorme responsabilidade que teremos à frente da Universidade”, afirmaram em mensagem enviada à professores, alunos e funcionários da universidade.

Professor da USP desde 1975, Agopyan foi vice-diretor (1998 a 2002) e diretor da Poli de 2002 a 2005; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção.

Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP no período de 2010 a 2014 e, atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor da Universidade.