A central será disponibilizada para a comunidade científica, empresas incubadas, start-ups e
outras iniciativas científicas e empresariais voltadas para a inovação.

Inserido no âmbito do Plano Nacional de Internet das Coisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Escola Politécnica da USP (CITI-USP), inaugura no dia 21 de dezembro de 2017, às 15h30, a Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas. O evento contará com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O CITI-USP é um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Escola Politécnica da USP. O Objetivo do CITI-USP é pesquisar, desenvolver e promover a inovação no contexto das Tecnologias de Comunicação e Informação.

O CITI-USP tem foco especial em Internet das Coisas, onde nos próximos anos haverá grandes avanços no campo da ciência, do desenvolvimento e da inovação nas  tecnologias de conexão de pessoas, máquinas e objetos.

A Central Multiusuário será voltada para pesquisas e desenvolvimentos em Internet das Coisas, disponibilizando equipamento para a manufatura avançada de circuitos, dispositivos e equipamentos. Conta com equipamentos de última geração para o desenvolvimento de protótipos, cabeças de série e produtos inovadores. A central será disponibilizada para a comunidade científica, empresas incubadas, start-ups e outras iniciativas científicas e empresariais voltadas para a inovação.

O Plano Nacional em Internet das Coisas, que deverá ser lançado brevemente, tem como base o estudo técnico encomendado pelo MCTIC e o BNDES para acelerar a implantação da Internet das Coisas como instrumento do desenvolvimento sustentável do país. No plano proposto foram identificados quatro ambientes prioritários Cidades; Saúde; Agronegócio e Indústria.

Esta iniciativa da Escola Politécnica da USP insere-se no contexto de criação de ecossistemas de inovação preconizados no Plano Nacional de Internet das Coisas.

AGENDA:

Data: 21 de dezembro de 2018
Local: CITI-USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã. Próximo ao prédio da Diretoria da Escola Politécnica da USP.