A 12ª edição do Workshop de Tecnologia Adaptativa terá dois dias de programação voltada aos avanços da pesquisa na área

O Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) promoverá, nos dias 1 e 2 de fevereiro, o 12º Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA). O evento contará com apresentações de trabalhos, tanto em pesquisas quanto em aplicações práticas, nas quais a adaptatividade proporciona soluções, além de três tutoriais relacionados ao campo, um deles sobre Inteligência Artificial, ministrado pela empresa Microsoft. O evento ocorrerá no auditório do prédio da Engenharia Elétrica, a partir das 8h30. Inscrições gratuitas podem ser feitas no link http://lta.poli.usp.br/lta/wta/wta-2018/inscricoes.

Segundo Paulo Roberto Massa Cereda, membro da comissão organizadora do WTA, explica que a “tecnologia adaptativa” é uma área de pesquisa que estuda sistematicamente técnicas, processos e métodos voltados ao fenômeno da adaptatividade”. Em linhas gerais, o termo significa um acontecimento de uma mudança espontânea do funcionamento de algum dispositivo por ocasião de uma situação nova que requer tratamento adequado”.

Cereda dá como exemplo o papel do peão num jogo de xadrez. A princípio, esta peça apenas se movimenta para a frente, na casa seguinte. Porém ao alcançar o lado oposto do tabuleiro, o peão deixa de andar somente para a frente e passa a assumir outra função determinada pelo jogador. “Em outras palavras, o peão ‘trocou’ suas regras por outras porque chegou ao final do tabuleiro. Dizemos que o peão adaptou-se à nova situação. Estudar adaptatividade é aprender como novas situações alteram espontaneamente o funcionamento de algum dispositivo”.

O evento é voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de computação e engenharia, professores, pesquisadores e entusiastas de tecnologia em geral. Ele contará com tutoriais nos seguintes temas: nova linguagem de programação com características que possam auxiliar a modelagem de software adaptativo; processamento de linguagem natural e como o fenômeno da adaptatividade torna-se adequado para modelar propriedades de formação de sentenças em um idioma; e inteligência artificial e aprendizado de máquina utilizando computação em nuvem, este último ministrado pela empresa Microsoft.

Desde  sua primeira edição em 2007, o evento é formatado de forma a proporcionar o intercâmbio e a troca de experiências entre pesquisadores das mais diversas áreas. “A cada edição, os trabalhos apresentados demonstram a importância da pesquisa realizada e nos apontam direções para trabalhos futuros. É um ambiente propício para descobrir esse fascinante tema que é a tecnologia adaptativa”, defende o organizador.

Outras informações no site http://lta.poli.usp.br/lta/wta/wta-2018/programacao.

Serviço Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA)

Quando: 1 e 2 de fevereiro.

Onde: Prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380; CEP 05508-010 – São Paulo – SP.

Inscrições gratuitas pelo site: http://lta.poli.usp.br/lta/wta/wta-2018/inscricoes.