A Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa da Câmara dos Deputados realizou em outubro a primeira audiência pública para debater o desenvolvimento e os impactos da economia colaborativa na sociedade atual. O professor Augusto Câmara Neiva, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP),  realizou uma palestra sobre o tema durante a audiência. Docente  e coordenador do Núcleo de Economia Solidária, um dos Núcleos de Apoio à Cultura e Extensão da USP, o professor discorreu sobre Economia Solidária, que tem como princípios a autogestão e a democracia decisória em empreendimentos econômicos.

A Comissão é presidida pelo Deputado Herculano Passos e tem como desafio a regulamentação de atividades como as do Uber e do Airbnb. A palestra apresentou brevemente a história dos empreendimentos e movimentos cooperativistas desde a Revolução Industrial, bem como a história recente, a legislação e as dimensões da Economia Solidária no Brasil, estabelecendo ao final uma comparação entre esta e a Economia Colaborativa.

O vídeo com a apresentação pode ser acessado na página da Câmara, no link.