Organização estudantil promoverá eventos sobre representatividade feminina ao longo do mês.

O Grêmio Politécnico, organização estudantil que representa os estudantes da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), criou o projeto “Março das Mulheres”, por meio do qual pretende promover a representatividade feminina na Escola. A programação é diversificada, trazendo de atividades reflexivas, como debates com mulheres sobre a inserção feminina no mercado de trabalho, até ações mais práticas, como cursos de defesa pessoal e de capacitação para realizar pequenos consertos em residências.

“Sabemos que as escolhas que tomamos são fortemente influenciadas por exemplos: pessoas que nos inspiram a pensar onde queremos e podemos chegar”, aponta Natalia Akemi Oshiro, uma das organizadoras do projeto. “Neste sentido, a representatividade tem o poder de dar a outras mulheres a força que precisam para ocupar os espaços que desejam”, acrescenta.

A programação conta com uma exposição com relatos sobre a participação feminina na ciência ao longo da história, uma palestra com a politécnica e empreendedora Keila Keiko, co-fundadora e sócia da empresa VR Monkey, workshop de defesa pessoal em dois horários, mini-curso de manutenção residencial básica, uma mesa-redonda sobre atuação da mulher no mercado de trabalho, e uma aula de programação para meninas de escola pública em parceria com os grupos de extensão Kali e Turing no laboratório Ocean USP, com o objetivo de incentivar a entrada de mais mulheres na área de exatas.

Outras informações pelo e-mail nataliaoshiro@usp.br.

Programação

Exposição “Mulheres fazendo a Ciência”: é composta de uma linha do tempo, contando um pouco da história de mulheres da ciência e de alunas que participam de Grupos de Extensão da Poli. Alternará entre o vão do biênio, da mecânica e da elétrica até dia 9 de março. A entrada é controlada conforme a restrição de cada prédio.

08/03 das 11h às 12h30: PoliTalks com Keila Keiko
Graduada em 2011 em Engenharia de Computação e com o melhor projeto de formatura da turma, Keila é co-fundadora e sócia da empresa VR Monkey. Recebeu também o prêmio de 1º lugar no Kinect Fun Labs Challenge – Imagine Cup (Austrália) da Microsoft. Em sua palestra, a convidada contará como foi sua experiência na Poli, no início do mercado de trabalho e na trajetória seguida que hoje conferem à ela renome e credibilidade como profissional.
Local: Sala de Conferências do Prédio da administração

Vagas limitadas conforme a lotação da sala.

08/03 das 17h às 19h: Workshop Empodere-se: Defesa Pessoal para Mulheres – Parte 1
Treinamento de técnicas simples e eficazes para o dia a dia.
Não é necessário ter qualquer conhecimento em lutas.
Local: Vão do Biênio
Inscrição: contribuição voluntária a partir de R$10.
Apoio: Poligen e Politécnicas .R.existem

09/03 das 13h às 15h: Workshop Empodere-se: Defesa Pessoal para Mulheres – Parte 2

Além de oferecer técnicas, este workshop instiga o autoconhecimento das participantes no intuito de encorajá-las e fortalecer a sororidade feminina.

Local: Escritório Piloto – Sala S33 do Prédio da Eng. Civil

Vagas limitadas conforme a lotação da sala

10/03 das 14h às 18h: Mini-curso Se Vira, Mulher

Mini-curso de manutenção residencial básica feito exclusivamente de mulheres para mulheres. Oferece conhecimento, autonomia e independência para realizar pequenos reparos, conseguir acompanhar e tomar decisões com mais propriedade sobre os serviços realizados por profissionais da área na sua casa
Local: Prédio da Engenharia Elétrica da Poli-USP

Inscrições no valor de R$40 a ser realizada na Secretaria do Grêmio Politécnico

Outras informações: https://www.facebook.com/events/266023953936337/

16/03 das 10h30 às 11h30: Mesa redonda – A mulher no mercado de trabalho

Neste evento, algumas mulheres contarão suas experiências e trajeto profissional para atingir o sucesso e as dificuldades que encontram ao longo do percurso.

Palestrantes:

Kamila Camilo – Community Manager da Rede Fab Lab Livre SP onde atua com desenvolvimento de políticas públicas para inclusão tecnológica na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia . Engenharia mecânica em formação, fotógrafa documental e produtora de eventos de tecnologia. Produtora executiva da prefeitura responsável pela execução e as relações governamentais em eventos como Campus Party, SP Tech Week e SP MakerWeek por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

Luciana de Camargo Pereira – VP de Recursos Humanos para a América Latina da IBM

Caroline Becker – Consultora Sênior da Boston Consulting Group

OBS: Será realizado na SERES – Semana de Reflexão Social, promovido pelo PET Mecânica

Local: Anfiteatro da Elétrica

Outras informações: https://www.facebook.com/events/356299884874852/

17/03 das 14h às 17h: Aula de programação para meninas

Com objetivo de incentivar a entrada de mais mulheres na área de exatas, as alunas da Escola Politécnica realizarão aula de programação básica para meninas de escola pública em parceria com os grupos de extensão Kali e Turing.