FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

No dia 6 de março, foi realizada a apresentação dos melhores trabalhos de formatura (TF) de 2017 do curso de graduação em Engenharia de Produção da Poli-USP. Os trabalhos de formatura são elaborados no quinto ano do curso, consistindo no desenvolvimento de uma monografia sobre um tema de relevância para a área, a partir das experiências profissionais e interesses dos estudantes. 

Neste ano, três trabalhos foram selecionados e apresentados no evento. O aluno Pedro Rodrigues F. da Fonseca, orientado pela Profa. Dra. Celma de Oliveira, examinou modelos de previsão de demanda de combustíveis no setor de transporte brasileiro. Caio Giudice Bentivegna, sob orientação do Prof. Dr. Erik Eduardo Rego, realizou um estudo comparativo entre Brasil e Itália sobre a viabilidade econômica de microgeração fotovoltaica. E Yago Oliveira Cavalcante analisou em seu projeto o conceito de Social Return on Investment (SROI), contando com a supervisão do professor Mauro Zilbovicius. 

No evento, houve também a entrega do Prêmio Otto Bekman, concedido ao melhor trabalho. Neste ano, os trabalhos de formatura foram analisados por uma banca composta pelos Profs. Drs. Leonardo Gomes (FEA), João Amato Neto e Roberta de Castro Souza, ambos do PRO. De acordo com o Prof. João Amato, os TFs apresentaram um alto grau de qualidade, podendo ser transformados em projetos de pós-graduação. Os trabalhos foram analisados a partir dos seguintes critérios: originalidade do tema e da abordagem, redação e formatação, formulação do problema, revisão teórica, métodos, resultados e impacto do trabalho. 

Após parabenizarem os estudantes, o projeto de Caio Bentivegna foi anunciado como o vencedor do prêmio. 

Os vídeos das apresentações serão disponibilizados no site do PRO em breve. Para saber mais sobre o TF, acesse o site: http://pro.poli.usp.br/graduacao/trabalho-de-formatura/.

Na foto (esq/dir): Prof. Dr. André Leme Fleury e  Caio Bentivegna (Crédito: Alvaro Marques)

Print Friendly, PDF & Email