FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Victor Estevo Alves resolveu ser engenheiro depois de passar um ano em contato com a Escola. Ele entrou em Engenharia de Minas

O estudante Victor Estevo Alves passou no concorrido vestibular da Fuvest e agora é aluno do curso de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Essa conquista é consequência direta de sua participação no Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) em 2017, quando estudava no Instituto Técnico de Barueri Brasilio Flores de Azevedo, uma das escolas públicas participantes do programa.

Ao longo de um ano, Alves participou de todas as atividades realizadas no Pré-IC: pôde entrar em contato com professores e alunos da Poli-USP, conhecer os laboratórios, entender o que é a Engenharia, como funciona a Escola e a USP, saber como é o processo de produção do conhecimento científico na instituição. O jovem relata que entrar em contato com os alunos da Poli foi decisivo para a escolha da profissão. “Além de ter me dado a experiência do dia-a-dia da universidade, me guiou a fazer a escolha da minha carreira”, aponta. “Se não fosse o Pré-IC, eu provavelmente teria desistido de realizar o curso devido a sua dificuldade, tanto para ingressar quanto para se manter, mas os professores e colegas me motivaram a tentar, a me esforçar, me mostraram que seria possível. Devo muito a esse programa”, ressalta. Ele disse ainda que espera retribuir à oportunidade participando como monitor do Pré-IC.

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP, Edvaldo Simões da Fonseca Junior, foi um dos orientadores de Victor e que participa do Programa desde sua implantação na Poli.  Ele explica que o trabalho dos docentes no Pré-IC consiste em falar sobre engenharia em uma linguagem acessível, despertando nos alunos de escolas públicas o interesse pelos estudos em geral. “Eles não se imaginam na USP, acham que é inalcançável. Precisamos abrir as portas para que os alunos percebam que frequentar a universidade é possível para todos aqueles que se dedicam, se esforçam e querem realmente estudar”, conclui.

Sobre o Programa de Pré-Iniciação Científica na Poli-USP – Desde 2007, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participa do Programa de Pré-Iniciação Científica, criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, com o objetivo de despertar e incentivar o interesse de estudantes da rede pública de ensino pela pesquisa científica nas diversas unidades da USP. Na Poli, o programa já abriu as portas da ciência e da vivência acadêmica a inúmeros egressos de escolas estaduais para quem um curso universitário em uma instituição pública parecia algo muito distante.

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