Laboratório Caverna Digital da Poli-USP conquista prêmios no IEEE VR 2018

A equipe brasileira com o projeto Batmen Forever alcançou o Primeiro Lugar no torneio e o Primeiro Lugar no Demo Reel (votação pública e de juízes técnicos)

A 25ª Conferência IEEE sobre Realidade Virtual e Interfaces de Usuário 3D (IEEE VR 2018) foi realizada de 18 de março a 22 de março de 2018, em Reutlingen, Alemanha. http://ieeevr.org/2018/program/3dui.html

A equipe do laboratório de realidade virtual Caverna Digital orientada pelo professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Knörich Zuffo, desenvolveu o projeto Batmen Forever: metáfora de mão virtual unificada para configurações de Realidade Virtual, e foi uma das oito equipes selecionadas para apresentar suas soluções durante o Concurso IEEE 3DUI, modalidade competitiva técnico-científica, dentro do IEEE VR 2018.

Participam do Desafio IEEE 3DUI pesquisadores, estudantes, entusiastas e profissionais que apresentam Interfaces para usuários em 3D (3DUIs) para Ambientes Virtuais (VEs) totalmente imersivos: Escalada, Visão em Primeira Pessoa Voando, e Empilhamento da torre. Uma novidade na edição deste ano do Concurso 3DUI é que as equipes participantes competem umas contra as outras em um torneio durante a conferência.

O projeto premiado apresenta uma interação natural baseada na mão que permite realizar ações fundamentais como mover objetos, subir escadas e interagir com robôs virtuais e drones.

A configuração foi restrita à tecnologia de Realidade Virtual disponível ao consumidor, com o objetivo de avançar para uma estrutura unificada prática para interação 3D. A estratégia é sincronizar o movimento natural mais próximo permitido pelo dispositivo com ações de tarefas primárias, diretamente ou com UIs hiper-naturais intuitivas. O protótipo permitiu a conclusão rápida dos três desafios propostos pelo Concurso IEE 3DUI 2018.

O protótipo pode ser visualizado acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=fnK210f_g7Y

Caverna Digital:

A Caverna Digital é um laboratório de realidade virtual da Escola Politécnica da USP, estabelecido em 2001 e membro da Rede Mundial de Realidade Virtual, https://www.vrfirst.com

Ficha técnica:

Nome do projeto:

Batmen Forever: metáfora de mão virtual unificada para configurações de Realidade Virtual

Instituição:

Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Escola Politécnica da USP

Equipe:

Pesquisadores – André Montes Rodrigues, Mario Nagamura e Luis Gustavo Freire da Costa Orientador – prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo

Contato para Imprensa:

Elena Saggio – elena@lsi.usp.br, 11 3091.4248