Entre os dias 28 de março e 1º de abril, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) marcou presença na 40ª edição dos International Mining Games, grande competição de mineração que conta com 39 equipes de oito países diferentes, e que este ano aconteceu em Camborne, Reino Unido. Um dos grupos de extensão da universidade, o USP Mining Team, participou pela segunda vez e conquistou o terceiro lugar em uma das provas, rendendo uma medalha para o time depois de muito esforço e dedicação. Somando as pontuações de todas as provas, o time alcançou o sétimo lugar.

O USP Mining Team foi fundado em junho de 2016 por alunos do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Segundo eles, entre os objetivos do projeto estão ampliar o conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe e divulgar a área de mineração no Brasil, representando a USP no exterior.

A integração entre estudantes de engenharia de diversas partes do mundo promoveu uma enorme troca de conhecimento ao longo dos 5 dias, ressalta Gabriel Azevedo, estudante de Engenharia de Minas da Poli-USP, um dos membros representantes da equipe em Camborne. “Ela nos permite conhecer novas culturas e formas de como o curso de Engenharia de Minas é encarado em outras nações”. Já para a Escolha Politécnica, completa, “é uma oportunidade de se divulgar internacionalmente, podendo gerar parcerias no futuro”.