Comissão de Ética da Escola Politécnica da USP promoverá uma palestra sobre o tema nesta sexta-feira, dia 18

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará, em 18 de maio de 2018, a partir das 12h30m, uma palestra sobre ética em publicações, que tratará dos princípios e procedimentos para criar textos de forma segura, sem prejudicar outros autores. O evento está sendo organizado pela Comissão de Ética da Poli-USP, e pretende estimular a sensibilidade e o debate sobre ética em atividades que fazem parte do dia-a-dia dos acadêmicos. A palestra será realizada no prédio da administração da Poli-USP, auditório Professor Francisco Romeu Landi, que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, número 380.

O palestrante convidado será o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), Edson Hirokazu Watanabe, autor do artigo “A não linearidade entre a reação de quem copia e de quem é copiado”, e membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP) da UFRJ.

O objetivo da Comissão é alcançar toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários -, pois acredita que o debate sobre ética depende de um ambiente de confiança interpessoal para que ocorra de maneira natural. “A violação dos direitos autorais tem consequências de várias ordens. Entre as consequências legais podemos citar multa e prisão e eventual cassação de algum título acadêmico”, ressaltam. Os coordenadores também ressaltam que o tema tem impacto na credibilidade de agentes da ciência e de instituições, uma vez que a credibilidade de uma entidade acadêmica é um bem coletivo, que determina toda a possibilidade de excelência da organização. “É crucial para a instituição”.

Os estudantes que participarem da palestra receberão um certificado de participação. Para isso, deverão assinar a lista de presença apresentando documento pessoal, para poderem utilizar a atividade no histórico escolar, como “atividades complementares”.

Palestra Ética em Publicações

Convidado: Edson Hirokazu Watanabe, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ).

Data e horário: 18 de maio de 2018, das 12h30min às 13h30min.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi

Avenida Luciano Gualberto, 380 travessa 3 – Cidade Universitária. São Paulo – SP.

Sobre o palestrante:

Edson Hirokazu Watanabe

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology (1981). Atualmente é professor Titular no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE / UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência aplicada a Sistemas de Potência. Em 2005, foi admitido, na classe de Comendador, na Ordem Nacional do Mérito Científico; em 2013, recebeu o IEEE PES Nari Hingorani FACTS Award e foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia. Em 2015, foi foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências . Em 2016, recebeu a Medalha Amigo da Marinha. Foi agraciado com o Prêmio InRio Personalidades do Ano Edição 2016. Em 2017, foi elevado a categoria de Fellow do IEEE, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Consulado Geral do Japão, no Rio de Janeiro e foi condecorado com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, da Escola Superior de Guerra.