No dia 26 de julho de 2018, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP realiza o curso de difusão “Modelos de Negócio com foco em Sustentabilidade e Economia Circular”. Coordenado pela Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho, o curso é ministrado pelas pesquisadoras Lorena Gamboa Abadia e Graziela Darla Araújo Galvão (PPGEP-USP) e voltado a profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse em se atualizar ou a intenção de empreender, precisando estruturar modelos de negócio.

Modelos de negócio com foco em sustentabilidade têm se tornado uma nova via no contexto da economia circular, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Entretanto, há muito a se esclarecer sobre esses temas, ainda tão pouco explorados na formação de profissionais, desde a graduação até o mestrado e o doutorado. Além disso, vários profissionais de diversas áreas ainda desconhecem os princípios básicos relacionados a sustentabilidade, economia circular e modelo de negócios.

Os objetivos do curso são: disseminar os conceitos de sustentabilidade, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e as práticas de economia circular, além de entender as responsabilidades das empresas e o papel do consumidor no ciclo de vida do produto até seu descarte adequado. Ao final do curso, o participante estará apto a desenvolver um modelo de negócio sustentável ou circular, utilizando como base o modelo CANVAS.

As inscrições para o curso ocorrem até o dia 24 de julho de 2018, de duas formas: online através do site: www.vanzolini.org.br; presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (Endereços: Avenida Paulista, 967 – 3o andar – Bela Vista – SP; ou Avenida Professor Almeida Prado, 531 – Cidade Universitária – SP). Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do Curriculum Vitae. Haverá uma análise curricular prévia para mensurar se o estudante está apto a realizar o curso, principalmente para alunos de graduação. O investimento é de R$ 370,00.