Quem são os novos players do setor automotivo? Especialistas vão responder a essa questão na USP

pro

Em junho, especialistas mundiais vão responder a essa questão na USP

O setor automotivo cresceu tanto e tornou-se tão complexo que os players tradicionais, como os fabricantes de carros e a cadeia de suprimentos automotiva, não estão mais sozinhos. As empresas de tecnologia — como Tesla, Uber, Google, Amazon, Cisco etc — têm entrado nesse mercado por várias frentes, o que pode mudar sua estrutura e a própria essência do negócio. Devido à crescente onda mundial de eletrificação dos automóveis, por conta do meio ambiente, outros tipos de empresas também estão se tornando players relevantes no setor automotivo, como os fabricantes de baterias e outros equipamentos elétricos.

Especialistas e pesquisadores mundiais têm encontro marcado em junho, em São Paulo, para discutir as novas fronteiras do setor automotivo. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e a Escola Politécnica da USP sediarão o 26º Colóquio Internacional do Gerpisa, entre os dias 11 e 14, que terá como tema: “Who Drives the Change? New and Traditional Players in the Global Automotive Sector”. O Gerpisa (The International Network of the Automobile) é um grupo de estudos mundial sobre a indústria automotiva.

O atual programa internacional de pesquisa do Gerpisa concentra-se nas novas fronteiras do setor automotivo, destinadas a novos mercados emergentes e indústrias, assim como novas tecnologias, novos campos de inovação, novas aplicações e regulamentações. Este ano, o Colóquio Internacional enfocará os players envolvidos nessas transformações e sua capacidade de moldar diferentes tipos de futuros e orientar a direção da mudança.

O comitê organizador é composto pelos professores Roberto Marx, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, Adriana Marotti (FEA-USP), Géry Deffontaines (Gerpisa) e Tommaso Pardi (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e Gerpisa).

Entre as questões a serem discutidas durante o encontro, destacam-se: Quais são as estratégias e modelos de negócios que esses players implementam para transformar o setor automotivo? Como eles interagem uns com os outros através da competição, bem como de parcerias, consórcios, fusões e aquisições, lobby e política? Quem lidera nos campos da inovação: players globais ou players locais; empresas automotivas ou de TIC; produtos e tecnologias ou políticas e regulamentos?

Os palestrantes internacionais confirmados são Bruce Belzowski (Universidade de Michigan), Giuseppe Giulio Calabrese (Istituto di Ricerca sulla Crescita Economica Sostenibile), Jorge Carrillo (El Colegio De La Frontera Norte), Takahiro Fujimoto (Universidade de Tóquio), Martin Krzywdzinski (Wissenschaftszentrum Berlin Für Sozialforschung), Tommaso Pardi (Centro Nacional de Pesquisa Científica Gis-Gerpisa), John Paul MacDuffie (Universidade da Pensilvânia), Valter Sanches (IndustriALL), Gaele Lesteven e Virginie Boutueil (LVMT, Ecole des Ponts ParisTech). 

Outras informações sobre o evento no site http://gerpisa.org/node/3891 .