Deste total, 137 são destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme deliberação do Conselho Universitário da USP

Para ingresso em 2019, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) destinará 350 de suas 870 vagas anuais para alunos egressos de escolas públicas. Entre as duas formas de ingresso adotadas pela Universidade, a Poli-USP destina 783 vagas para a Fuvest, e 87 para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ao todo, em ambas as formas de ingresso, 520 vagas são oferecidas para ampla concorrência, ou seja, sem necessidade de comprovar a formação em escolas públicas. Já os alunos egressos de instituições públicas terão 213 vagas reservadas, e aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas terão 137.

O Conselho Universitário aprovou, no dia 26 de junho, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2019, ano em que passarão a valer a reserva de 40% das vagas para alunos de escolas públicas, conforme deliberação de julho de 2017. Em 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%, e a partir de 2021, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

Veja nas tabelas abaixo como ficaram distribuídas as vagas para ingresso em 2019 na Escola Politécnica da USP: