Uma Comissão de Estudos Especiais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se dedica ao tema desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades, a CEE268, foi responsável pela mudança, em junho, do status da ABNT de Observador para Participante junto ao órgão International Organization for Standardization (ISO), que congrega órgãos de padronização como a ABNT em diversos países. O coordenador da comissão, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Alex Abiko, explica que isso tem um importante significado, pois o Brasil se torna um membro formalmente participante da Technical Committee 268 da ISO Sustainable Cities and Communities. “O novo status de membro “Participante” significa uma maior responsabilidade na discussão dos conteúdos das normas técnicas junto a ISO, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e a sua adequação para os diversos contextos em que elas são empregadas”, detalha Abiko.

O docente da Poli-USP explica que a comissão brasileira é um espelho da internacional, e dela participam diversos técnicos e pesquisadores da USP e de instituições que se preocupam com o tema da Sustentabilidade Urbana: Sabesp, Ministério das Cidades, Metrô de SP, PUC-RJ, Prefeitura de Belo Horizonte, Caixa, CBIC, Secovi, CBCS, Infraero, entre outros.  A Comissão é secretariada pela doutoranda da Poli-USP, a engenheira Iara Negreiros.

Como membro participante, a comissão brasileira passa a integrar os debates sobre o tema, mas anteriormente já era a responsável pela tradução das normas técnicas internacionais da ISO para a o português, em Normas da ABNT. Já foram publicadas três normas técnicas na ABNT:NBR ISO 37120: Desenvolvimento sustentável de comunidades: Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida; NBR ISO 37101: Sistema de gestão para desenvolvimento sustentável – Requisitos com orientação para uso, NBR ISO 37100: Cidades e comunidades sustentáveis – Vocabulário.

Algumas das próximas normas técnicas a serem discutidas são: Smart community infrastructures – Maturity model for assessment and improvement; Guide to establishing strategies for smart cities and communities; Sustainable cities and communities – Guidance for practical implementation in cities; Sustainable cities and communities – Descriptive framework for cities and communities; Sustainable cities and communities – Indicators for Smart Cities; Sustainable cities and communities – Indicators for Resilient Cities.