No dia 24 de janeiro de 2020, ocorreu no Departamento de Engenharia de Produção da EP-USP a reunião de abertura do projeto de pesquisa colaborativa “Cadeia de Suprimento de Poços: Planejamento e Controle dos Processos de Contratação de Bens e Serviços”, realizado pela Escola Politécnica da USP e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras. O encontro contou com a participação dos docentes da Escola que atuarão no projeto e dos pesquisadores Pedro Marins e Marcos Nóbrega, engenheiros da Petrobrás responsáveis pela parceria.

O objetivo geral deste projeto é desenvolver conceitos teóricos e métodos que possam ser aplicados no aprimoramento do sistema de planejamento e controle dos processos de celebração contratual da cadeia de suprimentos de poços. Esta demanda de pesquisa surge devido à grande complexidade observada na dinâmica da cadeia de suprimentos do petróleo, que torna o processo de desenvolvimento e integração de seus sistemas gerenciais um desafio de engenharia de grande envergadura.

Por meio das frentes de pesquisa que serão desenvolvidas, será criada e testada uma nova metodologia para o desenvolvimento de uma plataforma informatizada de apoio à decisão que integre um conjunto de ferramentas de planejamento e controle que incorporam algoritmos de otimização aplicados em processos de planejamento, programação e monitoramento das atividades de implantação e manutenção de poços.

A equipe deste projeto, que tem a duração prevista de dois anos, é liderada pelo Prof. Dr. Marcelo Schneck de Paula Pessôa (Coordenador – PRO/EP-USP) com o apoio do Prof. Dr. Dario Miyake (Vice coordenação – PRO/EP-USP) e conta com a participação dos docentes Profa. Dra. Debora Pretti Ronconi e Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita (Grupo de Gestão de Operações e Logística – PRO/EP-USP), Fernando José Barbin Laurindo e Mauro de Mesquita Spinola (Grupo de Gestão da Tecnologia da Informação – PRO/EP-USP), e do Prof. Dr. Jaime Simão Sichman (PCS/EP-USP).

Adicionalmente, o projeto é integrado por alunos de pós-graduação e graduação da Engenharia de Produção e da Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, além de profissionais do setor. Para o desenvolvimento desta pesquisa, serão disponibilizados recursos para a participação de alunos da USP como bolsistas e aquisição de equipamentos para o Laboratório de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, do Conhecimento e da Inteligência Competitiva (LETICIC) e Laboratório de Técnicas Inteligentes (LTI) da Escola Politécnica.

OPORTUNIDADE DE BOLSAS:

Estão abertas as inscrições, de 08 de junho a 22 de julho de 2020 (até às 23h59min), para o Processo Seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), para o terceiro quadrimestre de 2020 (mais informações: clique aqui).

Os(as) alunos(as) aprovados(as) neste processo poderão se candidatar a bolsas (mestrado e doutorado) por um período de até 24 meses, e participar desta pesquisa sob orientação de um(a) docente da equipe em um tema relacionado ao escopo do presente projeto, conforme consta abaixo:

• Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), com os Profs. Drs. Fernando José Barbin Laurindo e Mauro de Mesquita Spinola (PPGEP-USP)
  • Gestão de Operações e Logística (GOL), com os Profs. Drs. Debora Pretti Ronconi e Marco Aurélio de Mesquita (PPGEP-USP)

Para mais informações sobre o projeto, acesse: http://pro.poli.usp.br/projetocsp