Voltado para profissionais de nível superior com formação em engenharia mecânica, química, elétrica, eletrônica, de computação e sistemas, o MBA em Automação Industrial oferece uma visão completa de todas as etapas que envolvem o processo de automação industrial.

O Brasil vem se desenvolvendo muito na área de automação industrial, inclusive em setores tradicionais como o petroquímico, siderúrgico e alimentício. No entanto, muitos profissionais do mercado não têm uma visão completa de todas as etapas que envolvem o processo de automação industrial. O MBA em Automação Industrial, oferecido pela Escola Politécnica da USP, por meio do seu Programa de Educação Continuada (PECE), cobre essa lacuna, na medida em que aborda a automação industrial de forma abrangente, desde questões técnicas, como a implantação de sistemas controladores, até econômicas, envolvendo recursos e gestão de projetos.

O coordenador do curso, o professor Cícero Couto de Moraes, da Escola Politécnica, explica que a automação requer uma parte tecnológica, uma científica – de pesquisa e desenvolvimento – e outra de gestão de processos e projetos. “No entanto, são poucos os profissionais que dominam essas três áreas, pois na graduação o assunto não é abordado de uma forma aprofundada”, explica.

“Mesmo quando o profissional domina os aspectos tecnológicos, ele geralmente tem dificuldade de prever o comportamento da planta através da modelagem dos sistemas. Além disso, por falta de conhecimentos de gestão, é comum ocorrer atrasos nos projetos, o que causa prejuízos vultosos para a empresa”, acrescenta.

O MBA em Automação Industrial é voltado para profissionais de nível superior com formação em engenharia mecânica, química, elétrica, eletrônica, de computação e sistemas. Tem duração de um ano e meio e seu ingresso se dá por meio de processo seletivo (análise de currículo e entrevista). As aulas são ministradas na Escola Politécnica, em São Paulo, às sextas-feiras e aos sábados. O corpo docente inclui professores da Escola Politécnica e de outras faculdades da USP, além de profissionais com renomada experiência na área.

Mais informações:

PECE