Voltado para profissionais das mais diversas áreas, o curso capacita os participantes para empregar conceitos e metodologias de análise ergonômica, de forma integrada aos sistemas de produção, máquinas e ferramentas e produtos de uso geral.

Os fatores que influenciam a relação do homem com o trabalho, como os equipamentos que utilizam e o ambiente onde as tarefas são executadas, costumam ser abordados na maioria das empresas de maneira individualizada. No curso de especialização em Ergonomia de Sistemas de Produção, oferecido pela Fundação Vanzolini, os participantes aprendem a analisá-los e a propor melhorias que possibilitam promover o bem-estar coletivo, aumentando assim a produtividade dos trabalhadores.

O curso é voltado para profissionais que atuam nas áreas de projeto de trabalho e de produtos, além de segurança e saúde do trabalhador, tais como engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, desenhistas industriais, arquitetos e administradores. Os alunos são capacitados para analisar o conjunto de fatores que determinam o desempenho dos trabalhadores em suas funções, por meio de métodos e ferramentas de análise de atividade do trabalho.

A grade curricular inclui disciplinas básicas de sistemas de produção, que possibilitam conhecer as diferentes práticas de organização de sistemas de produção industriais, além de outras relacionadas ao conhecimento do ser humano. É complementada por um trabalho prático de campo, realizado em empresas, em que os alunos, sob a orientação de um professor, precisam identificar um problema de ergonomia, fazer o diagnóstico e propor transformações. Ao final do curso, o trabalho, que tem que ser entregue em forma de monografia, é avaliado por uma banca de professores.

Com duração de 18 meses, as aulas são ministradas às sextas-feiras, das 16h às 22h30, e aos sábados, das 9h às 12h, no Centro de Treinamento da Fundação Vanzolini, na Unidade Paulista ou no campus da USP, em São Paulo. O processo seletivo é composto por análise curricular, prova e entrevista.

Mais informações: