O curso de especialização em Qualidade e Produtividade, que é oferecido pela Fundação Vanzolini, tem como objetivo capacitar o participante para compreender e adotar metodologias modernas da área.

A inovação se tornou a força motriz para a competitividade das indústrias e empresas prestadoras de serviços. Mas, antes de pensarem em desenvolver novos produtos ou processos, elas precisam zelar pela qualidade e produtividade dos bens ou serviços que já fornecem e dos que passarão a oferecê-los. Caso contrário, também não conseguirão sobreviver no mercado global.

Para auxiliá-las a atingir esse objetivo, a Fundação Vanzolini criou em 1995 o curso de especialização em Qualidade e Produtividade. Em sua 41ª turma, o curso capacita os participantes nas técnicas, ferramentas e estratégias de qualidade e produtividade que, apesar de serem conceitos relativamente antigos, estão em constante evolução.

Pioneiro e um dos poucos existentes na área em São Paulo, o curso é atualizado com metodologias modernas, como as normas série ISO 9000 e 14000; Engenharia e Análise do Valor (EAV); benchmarking; inspeção na fonte e sistema à prova de falhas (Poka Yoke); programa 5S’s (house keeping); aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); ferramentas gerenciais da qualidade e metodologia Seis Sigma. Por meio desses conceitos, são abordadas questões como organização das empresas, motivação dos colaboradores para obter qualidade e produtividade; produção enxuta, em que são utilizadas técnicas para se produzir sem desperdícios etc.

A grade curricular do curso é composta por 12 disciplinas que possibilitam aos alunos terem uma visão geral da qualidade e produtividade nas organizações, além de aprenderem a mensurar seus custos e adotar estratégias para implementá-las. No final do curso, sob a orientação de um docente, os participantes realizam um trabalho de conclusão em que precisam aplicar as ferramentas abordadas.

Com duração de dois anos, o curso é voltado para profissionais de nível superior que atuam em organizações nas áreas de qualidade e produtividade. As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Cidade Universitária, em São Paulo. O processo seletivo é composto por análise curricular.

Mais informações: