FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Alunos da Poli-USP conquistam 1º lugar em Edital de inovação para sustentabilidade dos campi da Universidade

Estudantes de Engenharia Ambiental e Mecânica da Poli-USP desenvolveram plataforma que permite gerenciar insumos e resíduos químicos dos laboratórios da USP com menos custos financeiros e zero impacto ambiental 

Uma plataforma de gestão de insumos e resíduos químicos dos laboratórios da Universidade, a ResidUSP, projetada e desenvolvida por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, conquistou o  1º lugar de um Edital promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, voltado para fomentar iniciativas ligadas à promoção de soluções sustentáveis na área ambiental, dentro dos campi da Universidade. 

Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Poli e integrante do projeto ResidUSP,  Maria Paula Pereira Nunes, explica que a plataforma surgiu da necessidade de um grupo  formado por alunos da Escola e voltado para projetos socioambientais, o Amphibia, em responder a demanda de gerenciar resíduos químicos de dentro da própria Escola. Isso porque muitos produtos químicos dos laboratórios da Poli são perdidos por conta da validade e, além disso, a realização do descarte dos mesmos é muito cara. 

O objetivo do projeto é viabilizar soluções que busquem evitar o impacto econômico e ambiental causado pelo desperdício de materiais. Na prática, isso será possível por meio do controle do inventário e troca de insumos entre laboratórios, que receberão treinamentos e capacitação para utilização da plataforma. 

O grupo também irá disponibilizar Guias de uso do site, e instruções para armazenamento e identificação dos produtos químicos. Tudo isso com o objetivo de promover uma economia com o uso dos produtos e descartes nos laboratórios e departamentos. 

(Imagem: freepik)

“A plataforma não tem nenhum custo financeiro. Ela foi projetada por alunos da engenharia ambiental e um aluno da mecânica que estão dentro do grupo da Amphibia. O nosso objetivo é que a plataforma seja usada por laboratórios de toda Universidade”, comenta a aluna. 

Maria Paula finaliza explicando que a participação no edital foi uma grande oportunidade, principalmente neste momento de pandemia: “É gratificante pensar que estamos ajudando em soluções para nossa Universidade. A engenharia existe para facilitar a vida das pessoas”. 


Siga e acompanhe o grupo nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/amphibiausp/ 

Facebook: https://www.facebook.com/amphibiausp 

Print Friendly, PDF & Email