FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na manhã do dia 26 de abril de 2021, segunda-feira, os alunos ingressantes da Escola Politécnica (Poli) da USP pelo SISU foram recepcionados em evento online, pela diretora da Escola professora Liedi Légi Bariani Bernucci, e pela Comissão da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021, formada pelos professores Augusto Neiva, Antônio Seabra e  José Luís de Paiva, e as representantes do serviço de graduação,  Renata Barros e Márcia Costa Barros.  

Apesar desse grupo de alunos ingressantes pelo sistema SISU não ter participado da tradicional Semana de Recepção, que de forma inédita neste ano foi totalmente on-line, toda a programação pode ser acessada na página dos ingressantes no site da Escola Politécnica da USP pelo link

Antônio Seabra, professor e presidente da Comissão de Graduação da Poli USP, abriu a reunião que foi realizada pelo Zoom parabenizando os ingressantes, e enfatizou : “É um prazer ter vocês conosco. Como vocês, eu também sou da Poli. A Poli é nossa e vocês são da Poli”. 

Seabra instruiu que em caso de dúvidas em relação às disciplinas, os alunos procurassem os professores Augusto Neiva e José Luís de Paiva, presentes no momento.  E salientou que nessa jornada de sonho e realização na vida acadêmica, os ingressantes não estão sozinhos e podem contar com toda comunidade politécnica. “Se vocês querem fazer engenharia, vieram para o lugar certo”, pontuou o docente. Ele ainda frisou a importância dos Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil oferecidos pela Universidade e voltados para alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

Em seguida, Augusto Camara Neiva, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, parabenizou os ingressantes e apresentou o Ciclo Básico, conhecido como Biênio, que guiará os dois primeiros anos do estudante de engenharia da Escola. Nesse período os alunos terão contato com matérias básicas presentes em todos os cursos de engenharia da Poli, é um ciclo em comum para todos os estudantes independente do curso.   Ele finalizou sua fala, pontuando: “Vocês estão entrando na USP, na Poli e no seu Departamento (curso), aproveitem as oportunidades”. 

O professor José Luís Paiva, do  Departamento de Engenharia de Química da Poli, completou brevemente a apresentação do professor Neiva enfatizando: “Estamos de portas abertas virtualmente, mas mais tarde estaremos presencialmente dentro da Poli”. 

A seguir,  a Assistente Acadêmica Marcia Costa Barros e a chefe do Serviço de Graduação Renata Barros discorreram sobre as atividades e funções que competem à área, enfatizando principalmente o uso do e-mail USP. 

Ao final, o evento também contou com a participação ilustre da Diretora  da Escola, Liedi Légi Bariani Bernucci, que encerrou a reunião  contando um pouco da história da Poli e parabenizando os ingressantes pela conquista. 

Liedi pontuou ainda:  “A Universidade forma uma elite intelectual muito forte, uma classe que defende o conhecimento para todos. Vocês são as pessoas que ajudarão  o futuro do país. Aproveitem o curso e pensem que tem pessoas que viabilizam os estudos de vocês”

Veja a transmissão em breve. 

Print Friendly, PDF & Email