FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará a Semana da Iniciação Científica (IC) de 2021 nos dias 6 e 7 de maio. O intuito do evento é divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas nos Departamentos da Poli, e os editais para bolsas de Iniciação Científica. Além de apresentar professores que procuram alunos de IC para os seus projetos. A programação do evento e outros detalhes podem ser acessados aqui.

Entenda abaixo o que é Iniciação Científica e por que é interessante participar

O projeto de Iniciação Científica (IC) permite que o aluno universitário, ainda na graduação, tenha o primeiro contato com a pesquisa acadêmica, e consiste em desenvolver um tema por meio de uma pesquisa, utilizando para isso o método científico. Na prática, a IC viabiliza que o aluno aprofunde um determinado tema de interesse em qualquer área do conhecimento.

Por oferecer contato com a pesquisa científica já na graduação, a IC éuma oportunidade muito importante para qualquer aluno que pretende seguir carreira  acadêmica e mesmo para o currículo do aluno, por agregar uma vivência diferente para o desenvolvimento e crescimento do estudante de graduação. 

Para realizar um projeto de IC, a primeira coisa que o aluno deve ter em mente é escolher o objeto de estudo. Os alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP podem realizar o projeto de IC no seu próprio Departamento ou em outros institutos da Universidade. Uma forma de encontrar um projeto de interesse é participando da Semana de Iniciação Científica

Em seguida, o aluno interessado deve procurar um docente que irá orientá-lo. Sendo que o professor pode ser doutor ou pós-doutorando que possua vínculo com a USP. Nesse momento, o  orientador irá auxiliar o aluno a definir melhor quais serão os objetivos, produtos esperados e metodologias do projeto.

O aluno pesquisador pode fazer a sua IC de forma voluntária ou pode participar de processos seletivos para conseguir uma bolsa. Para quem se interessa em fazer IC com uma bolsa, já estão abertas as  inscrições para programas de bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação), voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do ensino superior; e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), voltado para  estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, até o dia 21 de maio de 2021, às 12h00

Para saber mais, veja as regras da USP e Guia para IC do Grêmio Politécnico.  

Print Friendly, PDF & Email