FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Professor da Poli conquista prêmio de fotografia científica do CNPq

O professor Gustavo Roque da Silva Assi, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, conquistou, com a fotografia “A dança dos vórtices”, o segundo lugar na categoria “Imagens produzidas por câmeras fotográficas em Ambiente Natural e Antrópico” do X Prêmio de Fotografia Ciência e Arte do CNPq. O anúncio dos ganhadores da 10ª edição da premiação foi realizado no dia 22 de julho de 2021, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“A imagem mostra as estruturas do escoamento na esteira de vórtices de um cilindro imerso em água. O escoamento foi alimentado com bolhas de hidrogênio e iluminado com um plano de laser verde, fotografado em longa exposição”, explica o professor. Gustavo estuda o comportamento dos vórtices na esteira de corpos submersos como parte de suas investigações experimentais em interação fluido-estrutura.

“A dança dos vórtices” foi capturada pelo docente há 13 anos, durante o doutorado de Assi em uma experiência despretensiosa. “Capturo muitas imagens como essas nas seções de laboratório. Uma ou outra saem com uma beleza especial”, conta Gustavo. Na ocasião, o pesquisador tinha separado um dia para fotografar o experimento, as imagens seriam usadas para ilustrar a tese, porém a foto dos vórtices não entrou na tese. “Do ponto de vista técnico ela não revela muita coisa. Mas tem uma estética muito boa, com movimento, que ajuda a explicar bem o mecanismo de emissão de vórtices”, finaliza o docente.

O concurso foi criado em 2011, pelo CNPq, com o objetivo de incentivar a produção de imagens e fotografias com os temas de ciência, tecnologia e inovação. Além de contribuir para a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia, como aumentar o banco de imagens do CNPq. “Sempre chamou minha atenção pela qualidade das imagens selecionadas”, comenta Assi.

A fotografia “A dança dos vórtices” será disponibilizada no site da premiação.

Print Friendly, PDF & Email