O trabalho “Influence of Welding Energy on Intergranular and Pitting Corrosion Susceptibility of UNS S32205 Duplex Stainless-Steel Joints” ganhou a premiação (Aperam Award), de melhor apresentação oral relacionado ao aço inoxidável, no 21th International Congress on Corrosion e 8º Encontro Internacional de Corrosão, que ocorreu em 2021. O trabalho é parte do projeto sobre falha por corrosão sob tensão de juntas soldadas de aço inoxidável duplex, em parceria com a Petrobras.

O autor principal do estudo é o doutorando da Poli, Henrique B. Pereira, que trabalhou e realizou essa pesquisa no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP (PMT). Esse trabalho contou com a participação do mestrando da Poli, Tarcísio H. C. Pimentel, do doutorando da Poli, Carlos A. Silva, da professora Zehbour Panossian (IPT e PMT) e do professor Cesar R. F. Azevedo (PMT), orientador de mestrado do Henrique.

A pesquisa teve como tema a soldagem de aço inoxidável duplex e a corrosão sob tensão. O trabalho premiado abordou assuntos referentes à solda de aço inoxidável duplex realizada com diferentes energias de soldagem e discutiu dois grandes temas: a análise microestrutural das juntas soldadas e as susceptibilidades das juntas à corrosão intergranular e corrosão por pites.

A análise microestrutural foi fundamental para explicar as diferenças encontradas experimentalmente nas susceptibilidades à corrosão, detalhou Henrique. A importância do estudo está relacionada com um desafio recorrente na manufatura e manutenção de produtos soldados de aço inoxidável dúplex expostos ao meio corrosivo durante serviço: o controle da susceptibilidade à corrosão de juntas soldadas. Por isso, é fundamental investigar como as alterações microestruturais causadas pela soldagem podem aumentar a segurança de juntas soldadas de aços inoxidáveis duplex em ambientes marinhos.