Foi lançado recentemente pela Editora Elsevier o livro “Gestão da Inovação mais Radical”, escrito pelos professores Mario Sergio Salerno (Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP) e Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (FEA-USP, doutor pela Poli-USP). Discutindo o assunto de forma descomplicada, mas com rigor conceitual e metodológico, a obra é voltada a gestores em organizações, além de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

Gestão da Inovação mais Radical é um tópico de grande relevância para as organizações atualmente. Por “mais radical”, entendem-se não apenas aquelas raras inovações muito disruptivas, mas também um conjunto de projetos de inovação envoltos em muitas incertezas, que ocorrem tanto em empresas estabelecidas como em startups.

Neste livro, desenvolve-se um modelo de gerenciamento da inovação mais radical, o Hipercubo da Inovação, que possui os seguintes planos: mindset e estratégia; organização e pessoas; portfólios de projetos de inovação; gestão de incertezas; tudo isso articulado num ecossistema de inovação, envolvendo cocriadores de valor (parceiros, complementadores, fornecedores), investidores, reguladores, entre outros. Ao final, os autores discutem planejamento tecnológico e a ferramenta TRM – Technology Roadmapping, apoio para inovações mais radicais.

Baseada em anos de pesquisa e relação com empresas, no Brasil e no exterior, a publicação apresenta como as empresas podem dominar a dinâmica da inovação mais radical, aprendendo a criar valor a partir da gestão de incertezas e da organização. Mais informações, no site da Editora Elsevier: https://www.loja.elsevier.com.br/gestao-da-inovacao-mais-radical-9788535290028.html.

Sobre os autores:

MARIO SERGIO SALERNO é professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), onde fundou e coordena o Laboratório de Gestão da Inovação. É cofundador e coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade, Núcleo de Apoio à Pesquisa, sediado no Instituto de Estudos Avançados da USP.

LEONARDO A. DE VASCONCELOS GOMES é professor no Departamento de Administração da FEA-USP. Pesquisador ativo do Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP e do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA-USP. Coordenador do CORS – Núcleo de Apoio à Pesquisa “Center for Organisation Studies” da USP.