Cursinho Popular da Poli está com inscrições abertas para alunos de todo o País

Estudantes da Escola Politécnica da USP oferecem preparação para o vestibular gratuita. Acompanhamento individual por meio de tutoria é diferencial do cursinho

O Cursinho Popular da Poli-USP, um projeto organizado pelos próprios alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, por meio do Grêmio Politécnico, está com inscrições abertas até 9 de fevereiro, para a turma Regular, e 16 de fevereiro, para a turma Ciclo Básico. Sem o pagamento de mensalidades, o cursinho prepara os vestibulandos em todas as áreas  do conhecimento requeridas nas provas como o Enem e a Fuvest.

Com a parceria do sistema de ensino ETAPA, o Cursinho Popular da Poli oferece duas  turmas regulares focadas nos principais vestibulares brasileiros e seguindo o molde de uma turma Pré-Vestibular convencional, sendo uma online e a outra presencial conforme os protocolos sanitários em vigência, assim como as diretrizes estipuladas pela Escola Politécnica. Caso eventualmente a Poli determine o retorno às atividades remotas, a turma presencial também seguirá o modelo online.

Para as turmas de Ciclo Básico, haverá uma turma online, com material pedagógico próprio da equipe do CP, com o objetivo de consolidar a base de conhecimentos dos inscritos que estão há um tempo sem estudar, ou que se encontram no 2º ano do Ensino Médio.

O Cursinho Popular da Poli-USP

A entidade, existente desde 1994 e reformada de acordo com os moldes de um Cursinho Pré-Vestibular em 2011, segue com a missão de democratizar o acesso à Universidade à alunos advindos do ensino público.

Assim como diversas outras entidades, desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, o CP teve de se adaptar ao ensino remoto. Para tanto, todas as atividades passaram a ser online, com o uso da plataforma Google Meet para ministrar as aulas e utilizando ferramentas de comunicação, como os aplicativos WhatsApp e grupos do Facebook, para a realização de plantões de dúvidas, além da divulgação de eventos e informações. “Apesar de todas essas mudanças, conseguimos manter projetos extremamente importantes para o cursinho, como é o caso da Tutoria — no qual alocamos um membro da equipe para tutorar um estudante em quesitos pedagógicos para a evolução durante o curso”, conta Guilherme Prado Assunção, diretor administrativo do CP.

Neste momento, a equipe e os alunos aguardam os  resultados finais dos vestibulares. “Entendemos que o melhor resultado é a evolução pessoal e pedagógica de cada estudante durante o ano e ver as barreiras que foram impostas serem quebradas. Temos muito orgulho de todos os alunes que passam pelo cursinho e esperamos expandir cada vez mais a nossa atuação, tanto no estado de São Paulo, como em território nacional com nossas turmas online”, orgulha-se Guilherme.

Em 2022, a fim de atenuar os efeitos da pandemia em relação às equipes responsáveis e principalmente aos alunos, que enfrentaram diversas dificuldades acentuadas nos últimos dois anos, o CP continuará com o projeto de Tutoria. Visto como o “carro-chefe” do Cursinho, Assunção reforça a importância do acompanhamento mais individual de cada estudante em relação a seu desenvolvimento pedagógico ao longo do ano como a principal maneira de estímulo à permanência estudantil no cursinho.

Para além do programa de tutoria, os responsáveis almejam desenvolver mais parcerias com grupos de apoio e assistência psicológica para os alunos. Junto aos dois projetos principais, pretendem estimular o retorno gradual de alguns eventos presenciais, como saraus e feiras de profissões, bem como parcerias que contribuam para o auxílio-transporte dos alunos que estiverem estudando nas turmas presenciais.

Todas as informações acerca do Cursinho Popular da Poli-USP podem ser acessadas pelo site oficial, neste link; pelo perfil no Instagram ou no Facebook