FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Aula inaugural de 2022 na Poli-USP tem apresentação do projeto Inspire

Confira como foi o evento de Recepção aos Ingressantes 2022 na Poli-USP

Na manhã desta segunda-feira, 14 de março, a Escola Politécnica da USP (Poli) deu início à Semana de Recepção aos Ingressantes de 2022. Por conta das restrições sanitárias, os alunos foram recepcionados em um evento online, por meio do canal da Escola no YouTube. A programação, bem como as demais informações acerca das atividades a serem realizadas ao longo da semana, podem ser acessadas na Página dos Ingressantes no site da Escola Politécnica da USP

A programação iniciou com a transmissão de um pronunciamento da Reitoria da USP sobre o retorno às aulas presenciais e protocolos de segurança contra a covid-19. “Aproveitem todas as oportunidades, vivam a riqueza da vida acadêmica”, afirmou o Reitor, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do ano letivo.

A Diretoria da Poli deu as boas-vindas aos calouros por meio de um vídeo, e o diretor, Reinaldo Giudici, e o vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta, participaram da abertura ao vivo do evento, e congratularam os calouros por entrarem na USP, a melhor universidade da América Latina e na Poli, uma das melhores faculdade de Engenharia do País. O professor Augusto Camara Neiva, coordenador do Ciclo Básico da Poli e professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, deu destaque à grande integração entre os alunos e a Escola como um momento importante desenvolvido durante a Semana de Recepção. O professor Antônio Seabra, presidente da Comissão de Graduação, informou acerca das diversas atividades e entidades presentes na Universidade, além de incentivar o interesse em grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos em laboratórios da Poli. 

 

Seabra ressaltou o impacto da integração da comunidade politécnica no futuro profissional do aluno, como engenheiro. Frisou a importância dos Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil oferecidos pela Universidade, que são voltados aos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Raul Gonzalez Lima, do Departamento de Engenharia Mecânica e um dos coordenadores do Projeto Inspire [Imagem: Comunicação da Poli]

Em seguida, os professores Marcelo Knörich Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, e Raul Gonzalez Lima, do Departamento de Engenharia Mecânica, realizaram a Aula Inaugural sobre o Projeto Inspire. Coordenadores do Projeto, os professores contextualizaram suas trajetórias desde seu ingresso na Escola, e suas linhas de especialização, aplicação e os caminhos que os levaram a desenvolver os ventiladores pulmonares de produção totalmente nacional e com custos abaixo dos praticados no mercado, a fim de contribuir com o atendimento dos pacientes com covid-19 em um momento crítico. 

Como um projeto emergencial, o Inspire virou realidade em parceria com a Marinha Brasileira e contou com o apoio de mais de 60 instituições e voluntários, por meio da Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP). Os docentes contaram sobre o processo de criação dos ventiladores, bem como o funcionamento técnico do equipamento, que teve o funcionamento apresentado aos alunos durante a transmissão; eles ressaltaram a importância do papel do Engenheiro como agente de mudança e auxílio na sociedade em momentos de grandes desafios. Gonzalez destacou a confiança acadêmica pela qual a Poli é conhecida nacionalmente como formadora de engenheiros, que se desenvolvem por meio do aprofundamento e abrangência dos conceitos básicos aprendidos ao longo da graduação. 

Segundo os professores, por conta do diálogo firmado ao longo de 20 anos com médicos, matemáticos e físicos, a aplicação dos conceitos em Engenharia se tornou uma fonte fundamental para resolver impasses inseridos na área da Saúde. “A pandemia não surgiu apenas como um problema a ser resolvido pela Saúde e, para isso, a Engenharia deveria se mobilizar e auxiliar a sociedade”, comentou Zuffo.

Com grupos de pesquisa que acompanham a evolução dos computadores ao longo de 50 anos, os responsáveis desenvolveram as tecnologias necessárias para a  fabricação do ventilador pulmonar durante um cenário de contingência, ou seja, enquanto enfrentavam a falta de equipamentos, alta demanda de recursos sanitários e a alta precificação do mercado.

 
Reinaldo Giudici e Silvio Ikuyo Nabeta, Diretor e Vice-diretor da Poli, ao lado dos professores Marcelo Knörich Zuffo e Raul Gonzalez Lima [Imagem: Comunicação da Poli]

Por meio de campanhas de arrecadação online, iniciadas pela AEP, o Inspire contou com o auxílio de 929 doadores. “Nós como engenheiros somos tímidos, mas somos muito generosos”, afirma o professor Zuffo, em agradecimento à arrecadação que iniciou o Projeto.  

Os professores contam que após a validação dos conceitos, design e aplicação feita com profissionais da Saúde em serviço à hospitais, a Poli adquiriu o consentimento da ANVISA para poder distribuir os aparelhos Inspire pelo País. Tendo sido finalizado no momento em que o Brasil enfrentava a 2ª onda da doença, os primeiros 50 ventiladores pulmonares foram enviados para Manaus, onde o professor Gonzalez se dirigiu como voluntário para treinar os profissionais que receberam os aparelhos. “Cidades que solicitaram auxílio ventilatório à Poli foram atendidas e, no Estado de São Paulo, cerca de 500 aparelhos foram enviados à hospitais”, comenta. 

Segundo Zuffo, a maioria dos ventiladores doados permanecem até hoje nas unidades de saúde em que foram destinados, mesmo com a baixa nos casos graves em leitos de UTI por conta do avanço da vacinação. Os professores contam que o retorno dos aparelhos à Escola foi baixo porque mesmo antes da pandemia de covid-19, muitos desses hospitais sequer tinham ventiladores pulmonares, ainda que tivessem de lidar com doenças que necessitassem de seu uso. 

Segundo Gonzalez, todos os processos que resultaram no projeto final do Inspire partiram do exercício da ética e da multidisciplinaridade, aprendidos desde o começo da graduação como uns dos conceitos básicos para o exercício da profissão do engenheiro.

Veja a transmissão no canal da Escola no YouTube.  

 

Leia mais sobre o Projeto Inspire aqui.

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