Na tarde da última quinta-feira, dia 24 de março de 2022, das 17h às 18h30, o Escritório Politécnico Internacional (iPoli), entidade da Escola Politécnica (Poli) da USP focada em fomentar a internacionalização na Escola, realizou o Dia do Bem-Vindo (DBV), tradicional evento de recepção dos estudantes estrangeiros que vieram estudar na Poli. O DBV aconteceu presencialmente no Anfiteatro Paulo Ribeiro de Arruda, no prédio da Engenharia Elétrica da Poli. A programação do evento contou com palestras e apresentações sobre a Escola, a USP e a cidade de São Paulo, além de performances de grupos artísticos da Universidade. O vice-diretor da Poli, professor Silvio Nabeta, e o presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da Poli, professor Marcio Lobo Netto, participaram do evento.

O Dia do Bem-Vindo foi iniciado com o discurso do vice-diretor da Poli, o professor Silvio Nabeta, o qual deu as boas-vindas aos intercambistas e comentou sobre a tradição da Poli e a diversidade cultural da Escola e da cidade, além de incentivar os estudantes a aproveitarem a experiência.

O presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da Poli, professor Marcio Lobo Netto, abordou como a pandemia prejudicou que muitos intercambistas viessem para a Poli nos últimos dois anos, porém, agora toda a comunidade politécnica está muito feliz com a volta dos intercambistas. Ele ressaltou a importância da vinda de alunos estrangeiros para a Escola e como a Poli se alegra com a escolha deles em estudar na instituição. O docente também recomendou que os estudantes devem manter os cuidados pessoais contra a covid-19. Além disso, ele apresentou alguns membros do CRInt e convidou os intercambistas a procurarem a Comissão sempre que precisarem.

Na sequência, o Acappolli, grupo de canto acappella da Poli, formado por alunos de toda a USP, fez uma performance para os estudantes estrangeiros.

Os membros da iPoli realizaram apresentações sobre o Brasil, a cidade de São Paulo e a USP. A primeira exposição foi sobre o Brasil, na qual falaram de vários aspectos do País, como esporte, festas e festivais populares e típicos, biodiversidade, culinária, arte e cultura. A apresentação também abordou mais detalhadamente sobre curiosidades das regiões brasileiras.

A apresentação de São Paulo tratou sobre a cidade ter sido formada por imigrantes, e das contribuições desses grupos para a sociedade paulista. Também comentaram sobre a cultura, museus, eventos e festivais da cidade.

Além disso, os intercambistas acompanharam um painel sobre a USP e a Poli. A exposição contou sobre a história da Universidade e seus dados, as unidades de cultura e extensão, o Centro Práticas Esportivas (CEPE) da USP. Sobre a Poli, a apresentação falou sobre os centros acadêmicos, os grupos de extensão, o Grêmio Politécnico, a Atlética e os laboratórios.

O evento foi finalizado com as boas-vindas ao intercambistas e os agradecimentos aos presentes. Após o DBV, o iPoli realizou um coffee break para incentivar a interação entre  os estudantes estrangeiros.