No próximo final de semana, nos dias 20 e 21 de outubro, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará a oitava edição da Oficina de Carrinhos de Rolimã. O projeto é uma parceria entre o Programa Poli Cidadã e o Centro Acadêmico da Engenharia Mecânica e Mecatrônica, e tem como principal objetivo a integração entre estudantes, funcionários e docentes da USP com moradores de comunidades vizinhas ao campus, como a São Remo.

“A atividade de projetar e fabricar um protótipo de carrinho de rolimã em uma oficina quer despertar e motivar a proposta para meninos e meninas de 10 a 14 anos para seguirem uma carreira técnica”, explica o coordenador do Poli Cidadã e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, Antonio Luís de Campos Mariani. “Esta interação proporciona à comunidade da USP conhecer mais de perto a realidade e as pessoas destas comunidades próximas ao campus, ampliando sua sensibilidade para a diversidade e realidade social distintas”. Os carrinhos fabricados poderão ser testados em uma bateria especial no “GP Rolimã” que será no dia 27 de outubro.

A iniciativa é inteiramente voluntária e sem objetivos financeiros, e pretende integrar estudantes de outras faculdades e institutos da USP, como em anos anteriores. Já está confirmada a participação de representantes da Faculdade de Odontologia da USP. Organizações que apoiam atividades educacionais como a Associação Internacional de Engenheiros de Refrigeração e Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ASHRAE), e a Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) apoiam o projeto.

Como serão as atividades – Nesta edição está prevista a participação de 40 meninos e meninas de três escolas parceiras do Programa Poli Cidadã, a: Escola Estadual Professor Emygdio de Barros, Escola Estadual Samuel Klabin e Escola Municipal Professor Roberto Mange. Esses jovens serão divididos em 10 equipes, entre as quais haverá cerca de 70 alunos, funcionários e professores da USP atuando como monitores e dando apoio de infraestrutura.

Ao final todos os participantes receberam um certificado e um convite: “Vamos pensar no futuro?”, feito através de um folheto que indicava Escolas Técnicas e Cursos do SENAI para aqueles que se sentiram motivados a atuar na área técnica.

Oficina de Carrinhos de Rolimã

Data e horário: 20 e 21 de outubro de 2018, das 9h às 17h.

Local: Salas de aula do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

Contato: secpolicidada@usp.br