Mobilidade & Veículo Elétrico

Novas Inscrições de 01.11.2010 até 15.01.2011
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÔES CONTIDAS NESTE EDITAL.
As regras para o Master MVE Fondation Renault sofreram alterações
Observe bem as datas contidas neste Edital que poderão divergir das datas indicadas no site da Fondation Renault (por motivo de análise e transmissão dos dossiês)
1. Condições obrigatórias para candidatura:
• Dossiê de Candidatura apresentado através da POLI USP (escola parceira da Fondation Renault responsável pela pré-seleção no Brasil – não é necessário ser ex-aluno Poli).
• Ter menos de 35 anos em 1° de julho de 2011
• Ser diplomado em instituição de ensino superior reconhecida internacionalmente, em Engenharia Elétrica, Mecânica ou de Produção (equivalente ao Bac+4 = 4 anos) ou
• Formandos 2010 ou Formandos julho 2011
• Ter conhecimento da língua francesa (comprovação de nível através de teste ou exame reconhecido de língua francesa – equivalente ao nível 550 TFI – ou ainda apresentação de histórico escolar de universidade francesa comprovando 1 ano de estudos na França).
SELEÇÃO
1ª ETAPA: Nesta 1ª fase serão analisados somente os seguintes documentos obrigatórios:
• Curriculum Vitae (redigido em francês).
• Carta de Motivação assinada (redigida em francês).
• Desempenho acadêmico (histórico escolar), em francês ou inglês (para traduções livres, apresentar histórico em português original, isto é, com carimbo da instituição).
• Documento atestando o nível de conhecimento da língua francesa ou outra forma equivalente de comprovação como, por exemplo, ter estudado na França por um período mínimo de um ano.
Os documentos acima listados (e somente eles) deverão ser enviados escaneados (.pdf), via email, até o dia 15 de janeiro de 2011, às 23:00h para processoseletivoFR@gmail.com. Colocar no assunto “MVE 2011_B”. Arquivos recebidos após essa data e/ou horário não serão considerados em nenhuma hipótese. (verifique o tamanho do arquivo antes de envio e compacte-o, se necessário)
Resultado: Até 15/02/11, via correio eletrônico para todos os inscritos.
Os alunos pré-selecionados receberão até a data acima indicada o login para realizar a candidatura online e anexar os documentos listados a seguir:
(Atenção! Devido a dificuldade ou demora em obter alguns dentre eles, preparem-nos antecipadamente).
Os candidatos pré-selecionados, e somente os pré-selecionados, também poderão encaminhar a documentação diretamente à Fondation Renault (4 cópias de cada), se assim o desejarem, somente após recepção de login e senha de acesso.
• Curriculum Vitae (redigido em francês).
• Carta de Motivação (redigida em francês).
• Foto digital
• Desempenho acadêmico (histórico escolar), em francês ou inglês
• Cópia de cada diploma de graduação obtido com tradução juramentada
• Atestado médico (redigido em francês ou inglês – verifique junto ao consulado francês as opções de médico, se necessário).
• Cópia do atestado de nível de proficiência em francês ou cópia do histórico escolar da instituição francesa que freqüentou por um mínimo de 1 ano.
2ª ETAPA: Vídeo-conferência em língua francesa.
Data: março (a confirmar)
Local: Escola Politécnica da USP – São Paulo
Resultado: Será comunicado diretamente, pela Fondation Renault, aos selecionados.
Outras informações sobre a seleção através do email: crint@poli.usp.br

Master em cooperação com:
– Ecole Nationale Supérieure des Arts et Métiers
– Ecole National Supérieure des Techniques Avancées
– Ecole des Ponts ParisTech
– Ecole des Mines ParisTech
Público Alvo
– Formandos (julho 2011) ou Formados em Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção.
– Proficientes na língua francesa com nível mínimo TFI de 550 (ou equivalente)
Opções de Programa:
1. Sistemas Elétricos: controle de energia de veículos elétricos
2. Arquitetura e Conceito de veículos Elétricos: impacto da transformação automativa na engenharia tradicional
Objetivo:
– compreensão necessária às necessidades em mobilidade assim que as possíveis respostas duráveis de um ponto de vista técnico, comportamental e organizacional;
– conhecimento tecnológico dos sistemas elétricos garantindo a estocagem e a gestão dos fluxos de energia no seio dos veículos híbridos e elétricos;
– metodologia necessária à concepção e ao dimensionamento da arquitetura dos veículos de amanhã.
Estrutura Oferecida:
Pesquisa em laboratório: 3 meses
Estágio em empresas: 5 ½ meses
Bolsa de estudos
Isenção de taxas escolares
Alojamento
Cobertura de seguridade social e repatriamento
Bilhete de avião Brasil/França
Inscrições somente através do email: processoseletivoFR@gmail.com