O professor Angelo Fernando Padilha, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), recebeu a Medalha Carneiro Felippe pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no último dia 10 de outubro, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Essa condecoração é dedicada às figuras envolvidas com a realização de pesquisas científicas ou tecnológicas para a utilização pacífica da energia nuclear.

Padilha se formou em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), prosseguiu em sua formação por meio do mestrado em Engenharia Metalúrgica na Poli-USP e o doutorado em Engenharia Mecânica na Universität Karlsruhe, Alemanha. Por fim, possui dois pós-doutorados, um na Ruhr-Universität Bochum, também na Alemanha, e outro na University of Wales Swansea, do Reino Unido.

Como docente, obteve a Livre-Docência na Poli-USP, onde se tornou Professor Titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, possui experiência em diversos tópicos da metalurgia física, entre eles materiais para reatores nucleares.

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 2012. Entre 2011 e 2015, atuou em diversos órgãos externos à USP, como na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da qual chegou a ser presidente.